Sacro Império Romano-Germânico (962-1806) Muitas vezes referido como o Sacro Império Romano-Germânico (ou o Antigo Império), foi oficialmente chamado de "Sacro Império Romano da Nação Alemã" (Sacro Romanum Imperium Nationis Germanicæ em latim) a partir de 1448, para ajustar o nome ao seu território de então.
Embora os povos do norte e do centro da Europa não se vissem como uma nação, na Antiguidade, os autores romanos os definiam genericamente como germanos, e a região que ocupavam ao leste do Reno era chamada de "Germania magna".
Qual era o nome da Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial?
O Império Alemão (em alemão: Deutsches Kaiserreich), também conhecido como Alemanha Imperial, ou Segundo Reich (em alemão: Zweites Reich) ou simplesmente Alemanha, foi o período do Reich Alemão desde a unificação da Alemanha em 1871 até a Revolução de Novembro de 1918, quando o Reich Alemão mudou sua forma de governo ...
Em inglês, quem nasce na Holanda é Dutch. Dutch tem a mesma origem de Deutsch, que é alemão em alemão. A origem desses termos é a palavra diutisc, do alto-alemão antigo, que significava algo como “para o povo”. Daí surgiram também o endônimo alemão, Deutschland, e o exônimo holandês para a Alemanha, Duitsland.
A unificação alemã e as guerras da Prússia | Nerdologia
Por que a Alemanha se chama Alemanha?
Sua origem é incerta, provavelmente gaulesa, mas não tem relação alguma com o latim germanus, “irmão”, de idêntica grafia. German vingou em inglês a partir do século 15, vindo a substituir por completo Almain e Dutch (na acepção de alemão).
A Origem. Os povos germânicos, pertencentes à linhagem indo-europeia, foram originalmente estabelecidos na área entre o atual norte da Alemanha, as regiões meridionais da Suécia e Dinamarca e as costas do Báltico.
Em alemão, Führer significa “guia”, “líder”, “chefe”. Deriva do verbo führen, “conduzir”. Embora a palavra permaneça de uso comum em alemão, está tradicionalmente associada a Adolf Hitler, que a usou para se autodesignar líder da Alemanha Nazista.
A ação do governo prussiano, encabeçado por Guilherme I e Otto von Bismarck, fez com que a Prússia travasse três guerras em um período de sete anos. As vitórias prussianas nesses conflitos promoveram a unificação da região e o surgimento do Império Alemão.
Antes da Segunda Guerra Mundial, cerca de dois terços da população alemã era protestante e um terço era católica romana. No norte e no nordeste da Alemanha, especialmente, os protestantes dominados.
Quase 130 milhões de pessoas na Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Liechtenstein e Tirol do Sul (Itália) falam alemão como língua materna ou utilizam-na regularmente como segunda língua.
O Reino da Prússia foi um reino alemão de 1701 a 1918 e, a partir de 1871, o principal Estado-membro do Império Alemão, compreendendo quase dois terços da área do império. Seu nome originou-se do território do Ducado da Prússia, embora sua base de poder tenha sido Marca de Brandemburgo.
A Alemanha foi nomeada como Germania pelo comandante romano Julius Caesar, quando descobriu uma área ainda não conquistada durante suas peregrinações. A Alemanha é o país europeu mais populoso (além da Rússia), com uma população de 82 milhões.
Em latim, o nome Germânia significa "terras onde vivem as pessoas chamadas germanos" (germani). Os estudiosos modernos não concordam com a etimologia do nome Germani. Etimologias celtas, germânicas, ilírias e latinas foram sugeridas.
Deutschland: da palavra do alto alemão antigo "diutisc" que significa "do povo" (derivado do antigo germânico "thiuda" ou "theoda", "povo"), e do termo germânico "land", "terra": "terra do povo".
Sim, o alemão Deutsch e o inglês Dutch são aparentados, ambos descendentes de um termo germânico arcaico, theudo, que significava “popular, nacional” – o mesmo em que o latim foi buscar a palavra teutonicus, que também frutificou entre nós para acrescentar mais um vocábulo a essa salada.
Acredita-se que ele tenha sido criado pelo então primeiro-ministro da Prússia, Otto von Bismarck, que liderou os demais Estados alemães para criar uma nação unificada. Bismarck tornou-se chanceler do novo país e seu primeiro imperador foi o rei da Prússia, Guilherme 1°.
Com a guerra contra a França vencida, o rei Guilherme 1º da Prússia foi proclamado imperador alemão em Paris em 18 de janeiro de 1871. Bismarck convencera os principados e reinos alemães a se unificarem num só Estado.
O nome Prússia deriva dos Prússios, um povo do Báltico relacionado com os lituanos e em alemão escreve-se Preußen ou Preussen, em latim Borussia, em polaco Prusy, e em lituano Prusai.
Reich é proveniente de uma palavra germânica para "rei", que foi emprestada do celta. Tal como seu equivalente latino, imperium, Reich não implica necessariamente em uma monarquia.
O Terceiro Reich foi o regime nazista que vigorou a Alemanha de 1933 a 1945 sob a liderança de Adolf Hitler. O termo "Reich" significa império ou reino, e o "Terceiro Reich" foi concebido como sucessor do Sacro Império Romano-Germânico (Primeiro Reich) e do Império Alemão (Segundo Reich).
Nome. O nome oficial do Estado nazista foi Deutsches Reich (Reich Alemão) entre 1933 e 1943 e Großdeutsches Reich (Grande Reich Alemão) entre 1943 e 1945. Deutsches Reich é geralmente traduzida como "Reich Alemão". Os termos em português mais comuns são "Alemanha nazista" e "Terceiro Reich".
Em número absolutos aproximados, são 30 milhões de protestantes, 28 milhões de católicos, 1,6 milhão de muçulmanos e 200 mil judeus. Um elemento peculiar da ligação religião e Estado, na Alemanha, é o Kirchensteuer, o Imposto da Igreja, a que estão sujeitos católicos e protestantes.
Significado de alemão. O que é alemão: Para os Morros Cariocas, "ALEMÃO" significava "INIMIGO", dito no sentido de ser uma facção rival ou vinda de algum outro morro vizinho, no contrôle do tráfico local.
O alemão deriva a maioria de seu vocabulário do ramo germânico da família das línguas indo-europeias. Uma porção de palavras alemãs são derivados do latim e do grego, enquanto uma minoria vem do francês e do inglês.