Como podemos definir intertextualidade?
Intertextualidade: a relação “entre textos”, o diálogo entre textos. Toma-se, aqui, texto num sentido amplo do termo: um poema, um romance, uma notícia de jornal, os quadrinhos são textos. Mas também o são uma propaganda, um filme, um quadro, uma música.Como identificar a intertextualidade em um texto?
Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.Qual é a intertextualidade do texto?
Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.Como a intertextualidade se manifesta em textos?
A intertextualidade se manifesta quando uma obra faz referência, dialoga ou se inspira em outra! Além disso, sua importância se estende por muitas áreas do conhecimento, influenciando não apenas a literatura, mas também o cinema, a música e a arte.O que é INTERTEXTUALIDADE [paráfrase, paródia, etc.]
Qual a diferença entre paráfrase e intertextualidade?
A paráfrase é um tipo de intertextualidade, pois consiste em uma citação indireta. Paráfrase e paródia apresentam dois tipos diferentes de processos intertextuais. A paráfrase deve manter o sentido original do texto parafraseado. A paródia deve subverter, alterar o sentido original do texto parodiado.O que é paráfrase e um exemplo?
Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".Como estudar intertextualidade?
estude as características gerais de cada tipo de intertextualidade; experimente escrever textos utilizando esse recurso de diversas formas; faça exercícios de Literatura e simulados de vestibular; cadastre-se em sites com conteúdos de Língua Portuguesa, como o Trilha do Enem, e veja as dicas sobre redação.O que é epígrafe na intertextualidade?
Epígrafe. A epígrafe é um tipo de intertextualidade criado para estabelecer a identidade ou o tom da obra que você vai ler a seguir. Ela é um texto inicial de outro autor, utilizado por um escritor para abrir o seu novo texto.Qual é o conceito de intertextualidade?
O que é intertextualidade? A intertextualidade se refere à presença de elementos formais ou semânticos de textos, já produzidos, em uma nova produção textual. Em outras palavras, refere-se aos textos que apresentam, integral ou parcialmente, partes semelhantes ou idênticas de outros textos produzidos anteriormente.Quais são os fatores de intertextualidade?
''Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto,música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.Como a intertextualidade pode ocorrer?
Dessa forma, podemos dizer que a intertextualidade acontece quando os textos conversam entre si, estabelecendo assim uma relação dialógica, representada em citações, paródias ou paráfrases.Quais são os 3 tipos de intertextualidade?
Os 8 tipos de intertextualidade
- Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
- Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
- Citação. ...
- Epígrafe. ...
- Paráfrase. ...
- Paródia. ...
- Pastiche. ...
- Tradução.
Quais são os 3 tipos de paródia?
Tipos de paródia
- Paródia verbal: ocorre a substituição ou supressão de poucas palavras do texto parodiado, de forma a alterar seu sentido.
- Paródia formal: acontece a imitação do estilo do texto original na forma de sátira ou ironia.
- Paródia temática: é feita a imitação exagerada das ideias do autor do texto parodiado.
Qual a diferença entre intertextualidade explícita e implícita?
Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução. A intertextualidade implícita não apresenta marcas linguísticas verificáveis, enquanto a intertextualidade explícita apresenta marcas verificáveis.Qual a diferença entre paráfrase e intertextualidade?
A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.Quais filmes têm intertextualidade?
Intertextualidade
- Shakespeare Apaixonado. 3.5 651 Assista Agora.
- Terras Perdidas. 3.4 23.
- Ela é o Cara. 3.1 942 Assista Agora.
- Jogo de Intrigas. 3.2 50 Assista Agora.
- Shrek. 4.0 1,1K Assista Agora.
- Ela é Demais. 3.1 598 Assista Agora.
- O Rei Leão. 4.5 2,7K Assista Agora.
- As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o …
O que é a intertextualidade alusão?
A alusão é o recurso intertextual utilizado para referenciar (por isso é também chamado de “referência”) ou aludir a um texto anterior, sem citá-lo diretamente, nem se aprofundar nele. Esse método de produção textual traz informações superficiais e objetivas, além de ideias de outros textos, com explicações breves.Como trabalhar a intertextualidade em sala de aula?
Explique aos alunos que os textos apresentados dialogam com textos que já existiam antes deles. Apresente cada texto e solicite às equipes, uma por vez, que identifiquem o texto que serviu de base a ele. Se a equipe acertar, marca um ponto; caso não acerte, proponha a mesma tarefa à outra equipe.Qual das seguintes opções define corretamente o conceito de intertextualidade?
Alternativa “c”.A intertextualidade é um tema estudado pela Linguística Textual e é parte constituinte do processo de leitura e escrita. Trata-se do diálogo estabelecido entre dois ou mais textos de maneira proposital ou não.