Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.
A visita domiciliar não deve ser realizada por assistentes sociais com caráter moralizador e/ou repressivo, que restrinja o acesso a direitos e/ou reforce uma desqualificação moral da população usuária.
Olhar atento ao ambiente, condições de limpeza, iluminação e organização dos espaços; Orientar a família e o usuário sobre a conduta a ser realizada, explicando os procedimentos que serão necessários. Consulta/Atendimento Domiciliar.
Observar aspectos da rua, do entorno da casa, iluminação, saneamen- to básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores. No domicílio, é importante ter uma postura respeitosa e cuidadosa com a família, evitando extremos de formalidade e de invasão de privacidade.
Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.
O que o assistente social olha na visita domiciliar?
As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.
A avaliação da visita domiciliar em programas de visitação está pautada majoritariamente em três elementos essenciais - dosagem, conteúdo e relacionamento. A dosagem consiste na frequência de visitas, duração do programa e do tempo médio de cada visita domiciliar.
A família deve estar informada e ter o telefone de contato, bem como nos casos de óbito. A equipe deve orientar a família sobre como proceder nos casos de urgência e emergência. Excelente! Você concluiu a unidade Como acolher a solicitação e orga- nizar uma visita domiciliar com a família.
A atenção domiciliar (AD) é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou […]
De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.
167), a “Visita Domiciliar é uma prática profissional investigativa ou de atendimento, efetuada por profissionais junto ao indivíduo em seu próprio meio social ou familiar, os quais desenvolvem as técnicas de observação, de entrevista e de relato oral”.
Qual é o principal objetivo de uma visita domiciliar?
Resumo. Introdução: A Visita Domiciliar permite uma proximidade com as famílias para se desenvolver ações destinadas à promoção e recuperação da saúde. A educação em saúde e a participação ativa do paciente vêm diminuindo os índices de internações e controlando os sintomas desagradáveis de doenças crônicas comuns.
A visita domiciliar, no entanto, apresenta limitações e dificuldades como a sobrecarga de trabalho gerando principalmente uma dificuldade na administração do tempo cronológico para a realização das visitas domiciliares uma vez que a locomoção até os domicílios gera uma perda de tempo nem sempre previsível, além do fato ...
Quais são as perguntas feitas em uma visita domiciliar?
*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros. ⇒ No momento da VD o ACS deve sempre se portar de forma cortês, estar uniformizado; desejar um BOM DIA!
O tempo médio de duração da visita domiciliar são de 45 minutos, pois ela está or- ganizada em 03 momentos: acolhida, desenvolvimento e encerramento. Não devemos esquecer que todas as visitas domiciliares precisam ser registradas no Sistema e-PCF pelo supervisor(a) ou visitador(a) do programa.
O que o ACS deve observar em uma visita domiciliar?
O ACS deve acompanhar todas as famílias e pessoas do seu território através da visita domiciliar onde irá desenvol- ver ações de educação em saúde, porém sua atuação não está restrita ao domicílio, e deve ocorrer também nos diversos espaços comunitários.
Quais são os três principais fatores que a visita domiciliar possibilita?
propiciar ao indivíduo e à família uma participação ativa em seu processo saúde-doença; estimular a autonomia do indivíduo e da família na prática do autocuidado em seu domicílio.
Tem como objetivo principal conhecer as condições em que vivem as famílias e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas no espaço institucional.
O que se deve observar em uma visita domiciliar ao idoso?
É necessário estar atento para o que o idoso fala ou não fala, como se comporta, seus gestos, suas expressões faciais. Isso pode comunicar muito mais do que somente a avaliação das suas lesões, déficits ou incapacidades e talvez seja essa a única oportunidade de detectar tais situações.
Eles podem perguntar sobre a renda da família, a situação de saúde, a capacidade de trabalho, a presença de apoio familiar e outras questões que ajudam a formar um quadro completo da situação. Os assistentes sociais fazem registros detalhados das informações coletadas durante a visita.
As visitas domiciliares podem ser realizadas por equipe multidisciplinar como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e outros.
O CRAS informa que não faz visitas para ofertar benefícios, mas sim em caráter de compreender melhor a realidade da família e, em sua maioria, as visitas são previamente combinadas ou agendadas.