O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.
Uma definição frequentemente discutida caracteriza o conhecimento como crença verdadeira justificada. Esta definição identifica três características essenciais: é (1) uma crença que é (2) verdadeira e (3) justificada.
O conhecimento é aquilo que passa por estas duas instâncias: intuição e conceito. Dessa forma, temos os conceitos de espaço e tempo, por exemplo, além de percebermos espaço e tempo por nossa intuição (dados dos sentidos), o que nos leva ao conhecimento verdadeiro.
Estabelece-se, pois, uma relação entre o sujeito – que é aquele que conhece – e o objeto – que é aquilo a ser conhecido -. Ao longo da história, as pessoas construíram muitas formas de conhecimento, como uma forma de dar sentido à própria vida e transmitir informações necessárias para sobrevivência da espécie.
Conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa, lugar, eventos, idéias, questões, maneiras de fazer as coisas ou qualquer outra coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.
Chiavenato (2004) descreve o conhecimento em quatro características básicas: a) é tácito; b) é orientado para a ação: c) é sustentado por regras;e d) está em constante mudança Sua função agora é relacionar cada característica básica apresentadas acima com seu respectivo significado.
A construção do conhecimento se dá a partir da experimentação de uma hipótese, onde a dedicação do pesquisador e a trajetória percorrida, fazem a diferença na conclusão dos resultados. As teorias científicas são obtidas através dos resultados de centenas de experimentos.
O conhecimento, como a palavra indica, é tudo aquilo que conhecemos, ou seja, que sabemos. Assim, uma pessoa pode ter conhecimentos sobre diversos temas: culinária, jardinagem, psicologia, arte, mecânica de carros, enfim, qualquer assunto que exista no universo.
O verdadeiro conhecimento está em um patamar “acima” do mundo das opiniões e das sensações, e pode ser acessado pelo ser humano através da aplicação de técnicas e do exercício de capacidades e sentidos, que hoje não são comumente conhecidos e desenvolvidos.
Conhecer a si mesmo, sem concepções fundamentalistas, permitirá que o ser construa sua liberdade intelectual, desenvolvendo-o e permitindo que tenha autonomia em sua vida. Essa é a importância do conhecimento, para o homem que aprende e apreende conceitos úteis para a sua vida.
A Teoria do Conhecimento, também chamada de Gnosiologia, é o campo da Filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento e a capacidade que o ser humano tem de atingi-lo por ele mesmo. Por esse motivo, a teoria do conhecimento também pode ser de interesse da psicologia.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
O conhecimento, para o filósofo grego, é contemplação; é teoria, sem a pretensão de mudar a natureza ou a realidade de alguma coisa. No entanto, percebemos que, no texto que estudamos, existem três definições de conhecimento que são trabalhadas no diálogo entre Sócrates e o jovem Teeteto.
A construção do conhecimento acontece através do tempo, o indivíduo recebe a informação e constrói o saber, salientando que há o aprendizado, mas os indivíduos aprendem de formas diferentes.
Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.
O processo de criação de conhecimento compreende cinco fases – compartilhamento do conhecimento tácito, criação de conceitos, justificação de conceitos, construção de protótipos e nivelação do conhecimento.
A definição de conhecimento. Sabemos já que o conhecimento consiste numa relação que um sujeito estabelece com um objecto e que esse objecto é uma certa proposição.
Quando nos referimos ao conhecimento, é preciso ficar claro que ele é um processo que ocorre mediante a relação entre sujeito e objeto. Dessa forma, podemos afirmar que conhecer é a percepção que o sujeito constrói acerca do objeto contemplado.
O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.
1. Para enviar e-mails apenas informativos, use PSC (para seu conhecimento). 2. Nesse tipo de e-mail, você pode usar também a sigla PSI (para sua informação).
A Palavra de Conhecimento é um dom do Espírito Santo. É a habilidade de receber, pelo Espírito Santo, revelações de informações sobre a vida da pessoa as quais você naturalmente não teria acesso.