Como se dá o processo de construção do conhecimento?
A construção do conhecimento acontece através do tempo, o indivíduo recebe a informação e constrói o saber, salientando que há o aprendizado, mas os indivíduos aprendem de formas diferentes.
O conhecimento resulta da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo ocorre pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas próprias e existentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas ao objeto da assimilação.
A construção do conhecimento se dá a partir da experimentação de uma hipótese, onde a dedicação do pesquisador e a trajetória percorrida, fazem a diferença na conclusão dos resultados. As teorias científicas são obtidas através dos resultados de centenas de experimentos.
O processo de conhecimento poderá ser conduzido por meio de 2 espécies de procedimento: os procedimentos especiais ou o procedimento comum. O procedimento nada mais é do que uma sucessão de atos que se desencadeiam ao longo do processo.
A produção do conhecimento, segundo a perspectiva adotada, encontra-se organicamente ligada ao modo de produção que se realiza por meio das relações existentes entre sua base material (unidade de forças produtivas e relações de produção) e as superestruturas (jurídico-política e ideológica).
No processo de conhecimento existem subdivisões: Declaratório, condenatório ou constitutivo. Declaratório: Nesses casos, o objetivo é apenas obter a declaração de existência ou não de relação jurídica no caso. Condenatório: Além do objetivo de estabelecer a relação jurídica, há também a busca pela punição do réu.
O processo de criação de conhecimento compreende cinco fases – compartilhamento do conhecimento tácito, criação de conceitos, justificação de conceitos, construção de protótipos e nivelação do conhecimento.
A construção do conhecimento acontece através do tempo, o indivíduo recebe a informação e constrói o saber, salientando que há o aprendizado, mas os indivíduos aprendem de formas diferentes.
O que você entende por construção do conhecimento?
Quando se utiliza o termo construção pensa-se logo no ato de construir algo, mas a construção do conhecimento pode ser entendida como composição do saber por estudiosos, filósofos, que refletem de modo sistemático e com isso, leva a novos conhecimentos construindo assim conteúdos nas diversas áreas e esse processo ...
O ser humano constrói as suas teorias para explicar experiências realizadas e discutir conceitos a partir de observações e análises feitas, sistematizando, assim, o seu conhecimento.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.
A leitura, a escrita e a matemática são meios ou estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três, certamente, a leitura, especialmente a compreensão leitora, tem o seu lugar de destaque.
Quais elementos são importantes para a construção do conhecimento?
A aprendizagem depende de quatro fatores fundamentais: maturação do sistema nervoso central, experiências, transmissão social e equilíbrio das estruturas cognitivas. Esses fatores permitem a aquisição de conhecimento com base na adaptação, na acomodação e na assimilação.
São cinco etapas: O mapeamento, a captura/criação, o armazenamento, a aplicação/transferência e a evolução/transformação. Figura 2. A roda do conhecimento.
Existem 5 formas de se gerar conhecimento que são: aquisição, recursos dirigidos, fusão, adaptação e comunidades de prática. A primeira é a maneira mais direta e eficaz de se adquirir conversão do conhecimento.
Processo de conhecimento é aquele em que a tutela jurisdicional se exerce a mais genuína das missões: a de dizer o direito (ius dicere), a do poder de julgar.
Ação de Conhecimento: Etapa em que se discute o direito de cada um dos litigantes, e termina com a decisão do juiz, é conhecida como Processo de Conhecimento.
Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.
O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.