Estrela (do latim "stella") é um astro (objeto astronômico) de plasma que possui luz própria, esférico e grande, mantido íntegro pela gravidade e pressão de radiação, que ao fim de sua vida pode conter uma proporção de matéria degenerada.
Estrelas são corpos formados por uma estrutura gasosa que leva a reações de fusão nuclear, responsáveis pela emissão de energia. O Sol é a estrela mais próxima da Terra. As estrelas são formadas por gases e poeira que sofreram colapso gravitacional no interior das nebulosas.
As estrelas são corpos celestes que possuem luz própria, são por isso designados corpos luminosos, característica que as diferencia de todos os outros corpos do cosmos. A luz das estrelas provém de reações que ocorrem no seu interior.
Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.
E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.
De Poeira Estelar a Supernovas: O Ciclo de Vida das Estrelas
O que representa uma estrela?
Por isso, a estrela foi sempre associada à boa sorte e ao destino dos seres humanos, tal como expressões como "ter uma boa estrela" ou "ter a sua estrela em baixo" para significar boa ou má sorte. A tradição hebraica associava a vida na Terra com o que estava escrito nas estrelas pelo anjo respetivo de cada ser humano.
De acordo com o seu espetro as estrelas podem classificar-se em sete tipos espetrais designados pelas letras O, B, A, F, G, K e M. As estrelas mais quentes são as do tipo O. As mais frias são as do tipo M. Dentro de cada tipo espetral consideram-se 10 subtipos, designados de zero a nove.
O brilho das estrelas surge durante o processo de fusão do hidrogênio em hélio, que libera grandes quantidades de energia na forma de radiação eletromagnética.
O nome "Estrela" é um nome feminino que tem origem no latim "stella" e faz referência aos corpos celestes brilhantes presentes no céu noturno. O significado do nome remete à luz, beleza e brilho das estrelas.
LUA É ESTRELAS Sabe aquele ditado “a lua está linda né?” E respondem com “as estrelas também!” Então esse ditado é bem “conhecido” certo? Ele significa “eu te amo” “eu te amo também” mas vamos voltar ao assusto…
Estrela (do latim "stella") é um astro (objeto astronômico) de plasma que possui luz própria, esférico e grande, mantido íntegro pela gravidade e pressão de radiação, que ao fim de sua vida pode conter uma proporção de matéria degenerada.
As estrelas são objetos muito facilmente observados e podem ser conhecidas como os “tijolos” na construção das galáxias. Elas têm formato esférico, são brilhantes e muito quentes, devido à fusão nuclear que acontece dentro delas.
O processo de formação estelar leva em torno de um milhão de anos, a partir do momento em que a nuvem de gás inicial começa a se condensar até que a estrela esteja pronta e brilhe como o Sol. O material que sobrou após o nascimento da estrela é usado para criar planetas e outros objetos que orbitam a estrela central.
De maneira geral, as estrelas podem ser definidas como as usinas de energia do universo. O motivo para isso é por conta do que ocorre no seu interior: a fusão nuclear, que transforma hidrogênio em hélio e, assim, libera grandes quantidades de energia.
O brilho (magnitude) aparente de uma estrela depende da sua luminosidade, que é uma grandeza intrínseca da estrela, e de sua distância até nós. A luminosidade de uma estrela, por sua vez, depende tanto da sua temperatura efetiva quanto do seu tamanho.
Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.
São estrelas azuis de poderoso brilho, muito maiores que o Sol, e estão a cerca de 1500 anos-luz da Terra. Um conjunto de estrelas que traçam um desenho, como as Três Marias, é chamado pelos cientistas de asterismo. O trio faz parte da Constelação de Órion, compondo o que é chamado de Cinturão de Órion.
1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.
Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.
A maioria das estrelas é atualmente classificada no sistema Morgan-Keenan (MK) usando as letras O, B, A, F, G, K e M, uma sequência da mais quente (tipo O) para a mais fria (tipo M).
A estrela é parte essencial dos enfeites de Natal. Mas qual é o principal significado da estrela, para nós cristãos? A estrela representa, na adoração dos magos, o nascimento do Messias. Depois de verem uma estrela, os magos se deixam nortear por ela.
As estrelas existem, no final das contas, por causa da gravidade. A matéria atrai a matéria, e por causa disto, as nuvens interestelares acabam por se 'quebrar' em pedacinhos menores. Cada um deles continuará a se contrair e terminará como uma estrela.