Mercado deve ser entendido como o “local” em que operam as forças da oferta e demanda, através de vendedores e compradores, de tal forma que ocorra a transferência de propriedade da mercadoria através de operações de compra e venda. É o processo sistemático para estabelecer e utilizar padrões.
O mercado é um conceito central na economia e nas ciências sociais. Academicamente, ele pode ser definido como o processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços – que é feita sob condições, como um pagamento.
Também conhecida como estudo de mercado, a prática permite conhecer as características, as tendências, as oportunidades e as ameaças do mercado, bem como os pontos fortes e fracos da empresa, seus concorrentes, fornecedores, clientes e parceiros.
Algumas características mais básicas de categorizar o público da sua segmentação de mercado são: localização, hábitos de compra e consumo, gênero, faixa etária, classe social e muitas outras que podem ser relevantes para o seu negócio.
Um mercado tem como principio de funcionamento a lei da oferta e da demanda, pois ele é um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço. Onde os compradores determinam a demanda e os vendedores determinam a oferta do bem ou serviço.
O que são as estruturas de mercado? As estruturas de mercado são parte da teoria econômica, criadas para entender o contexto do mercado. Elas se moldam com base no número de empresas presentes no mercado e na quantidade de consumidores envolvidos.
Quem constitui o mercado? Mercados podem ser constituídos de pessoas, empresas ou governos, denominando-se mercados B2C, B2B ou B2G, respectivamente. Dependendo do seu produto, seu mercado-alvo pode variar, modificando também as estratégias de venda e comunicação.
Antes de tudo, ali se diz que a palavra mercado, que vem do latim mercatu, é o “lugar onde se comerciam gêneros alimentícios e outras mercadorias”. Pode ser também uma “povoação, cidade ou país onde há grande movimentação comercial; empório”.
O mercado aparece a partir do momento em que se unem grupos de vendedores e de compradores, o que permite que se articule um mecanismo de oferta e procura. Logo, o termo mercado designa um local, seja ele físico ou não, onde compradores e vendedores estabelecem relações comerciais.
Também conhecido como Análise de Mercado, ele consiste, basicamente, em obter informações quantitativas e qualitativas de toda estrutura mercadológica que você está ou irá se inserir, como perfil do público-alvo, principais concorrentes, quem são potenciais consumidores, o que o público espera, o que oferecem, quais os ...
A economia de mercado é o sistema econômico fundamentado na propriedade privada, ou seja, com a menor participação possível das entidades governamentais. Em outras palavras, é o padrão no qual as trocas, negócios e comércios são realizados com a mínima interferência do Estado.
Existem muitas maneiras de segmentar mercados para encontrar o público-alvo certo. Cinco dessas maneiras são a segmentação demográfica, psicográfica, comportamental, geográfica e firmográfica.
Um segmento pode ser definido, então, como um grupo de pessoas com necessidades comuns, cujas reações esperadas ao benefício proporcionado pelo produto ou serviço oferecido serão semelhantes.
Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.
Geralmente, conta com os profissionais das áreas comercial e de atendimento, que têm mais contato com o cliente ou público em geral. Também pode ser realizada uma pesquisa em material didático, como livros, artigos e até mesmo notícias atuais sobre o mercado, para a coleta de dados.
Dessa forma, o mercado apresenta as seguintes estruturas: Concorrência perfeita, Concorrência imperfeita, Monopólio, Concorrência monopolista, Oligopólio, Oligopsônio e Monopsônio.
O mercado é essencial para o funcionamento da economia, pois é o principal mecanismo de alocação de recursos escassos em uma sociedade. Ele permite que os recursos, sejam eles financeiros, materiais, humanos, tecnológicos et cetera., sejam distribuídos entre as atividades econômicas.