Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela empresa.
A palavra “qualidade”, derivada do latim “qualitate”, carrega um conceito subjetivo repleto de nuances que vão além das indústrias e empresas. Esse termo abrange atributos, valores, necessidades, percepções, resultados e, acima de tudo, a excelência que visa a satisfação dos clientes.
O conceito de qualidade está relacionado à capacidade de um produto ou serviço atender às expectativas e necessidades do cliente, ou seja, entregar aquilo que foi prometido.
Qualidade é a percepção que o cliente tem de que suas expectativas foram atendidas com o que foi entregue, ou de forma simples, ela pode ser caracterizada pela conformidade de requisitos.
Qual é o conceito da qualidade? Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela empresa.
A Qualidade pode ser resumida como sendo a busca permanente por melhores resultados a partir do melhor desempenho de cada um dos elementos de um processo, devendo estar sempre orientada para o cliente, atendendo as suas necessidades e superando as suas expectativas.
Pode-se definir qualidade como perfeição técnica, adequação ao uso e conformidade com as especificações, além do atendimento às necessidades e da satisfação do cliente.
BVS - Ministério da Saúde - Dicas em Saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade. Eles foram importantes e contribuíram para a melhor compreensão do conceito de qualidade em saúde.
Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso. A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.
Ao promover programas de incentivo com o objetivo de cuidar e zelar pelo bem estar físico, emocional, social e espiritual dos colaboradores, denominados 4 pilares da qualidade de vida, as empresas estão investindo positivamente no próprio ambiente de trabalho.
Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza; maneira de ser, essência, natureza; Traço positivo inerente que faz alguém ou algo se sobressair em relação aos demais; excelência, talento, virtude; Grau de perfeição, de precisão ou de conformidade a certo padrão.
O objetivo dos princípios da qualidade é estimular a eficácia dos processos dentro de uma organização, o que automaticamente contribui para que ela se estabeleça no mercado. Sendo assim, eles são nada mais nada menos do que uma maneira estratégica e inteligente de fazer uma empresa crescer e se desenvolver.
O conceito de qualidade, em um primeiro momento, ficou associado à definição de conformidade do produto com as suas especificações, tendo posteriormente evoluído para uma visão de satisfação do cliente.