O marketing no Brasil teve início na década de 1950. Esse momento histórico foi marcado pelo processo de industrialização e mudanças tecnológicas profundas durante o governo de Juscelino Kubistchek. A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução.
Década que marca o começo do marketing no Brasil. Era um período de industrialização e de grandes mudanças tecnológicas marcadas pelo governo de Juscelino Kubistchek. A televisão acabava de chegar no país, ainda dominado pelos jornais, revistas e rádios em termos de publicidade.
Como o marketing chegou ao Brasil e como ele se desenvolveu?
O termo marketing nasceu por volta dos anos 50 também, e chegou no Brasil por meio do professor Karl A. Boedecker, da Fundação Getúlio Vargas. Desde então o marketing vem evoluindo, por meio de estudos e especialistas publicando livros que relatam detalhes da técnica.
Quando ocorreu a aplicação do marketing no Brasil?
O marketing chegou ao Brasil em 1954, por meio da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde se tornou conhecido no mercado empresarial e era utilizado pelos empresários, nem sempre de maneira adequada, como uma ferramenta de publicidade.
O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
AS 5 MELHORES ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE TODOS OS TEMPOS
Como se deu a evolução do marketing?
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J.
Este tópico pode ser um balde de água fria para muitos… Mas é fato: o Marketing não surgiu na década de 50 - e muito menos foi criado pelo Kotler! Estas duas informações, apesar de muito difundidas, são completamente equivocadas - mas ainda assim são compreensíveis.
Conhecida como a primeira era do Marketing, o Marketing 1.0 surgiu no começo da revolução industrial. Ele foi ganhando mais força com o decorrer do tempo e com a evolução dos sistemas de produção em massa e gestão, movimento conhecido como Fordismo.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
São muitas as alcunhas atribuídas a Philip Kotler quando o assunto é marketing. O professor estadunidense, PHD em economia pelo MIT e pós-doutorado em matemática por Harvard, é autor de uma verdadeira coleção de livros e artigos que revolucionaram a forma como o mercado é entendido.
Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.
Qual momento histórico mais influenciou o aparecimento do marketing?
Esses fatores ocorreram entre o final do século XIX e início do século XX em nações denominadas industrializadas e que foram responsáveis por uma mudança do ambiente, que se tornou fértil para o surgimento do Marketing como área de estudos.
O marketing tradicional dependia das mídias impressas, dos anúncios televisivos e do rádio, enquanto que agora existe uma gama de novas ferramentas e plataformas digitais para alcançar audiências. Estas ferramentas incluem websites, meios de comunicação social, conteúdos de vídeo, plataformas de marketing e muito mais.
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Como o marketing revolucionou o mercado de consumo?
Desde seu surgimento como ciência, o marketing provocou verdadeira revolução ao compreender os gatilhos humanos que levam as pessoas a consumir. Esses gatilhos estão ligados ao desejos e necessidade das pessoas.
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial. Ele aponta quais segmentos a companhia é capaz de servir melhor e desenvolve e divulga os produtos e serviços apropriados.
Portanto, um objetivo de marketing pode ser conquistar a fidelização do público por meio de diferentes campanhas: promoções, marketing de relacionamento, investimento em pós-vendas etc. Não basta apenas trazer novos clientes, é preciso conquistar a sua lealdade e fazer eles comprarem mais vezes no mesmo negócio.
Em que momento da história o marketing ganhou notoriedade?
Depois da Segunda Guerra Mundial, a concorrência crescia cada vez mais e os produtos antes vendidos em larga escala passaram a ser estocados. O foco das empresas, em vez de produção em massa, passou, então, a se direcionar às vendas. E foi para ajudar nesse processo que o marketing entrou com maior expressividade.
A internet teve o seu boom em 1990, com fins de cunho pessoal também. Estes foram os acontecimentos que culminaram para a evolução do Marketing para a era digital. Afinal, foram com os computadores e impressoras pessoais que os anúncios tornaram-se ainda mais importantes e com resultados mais robustos e visíveis.
Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado. Como dissemos acima, eles não são isolados entre si.