Ibi: do tupi Antigo (Tupinambá) “yby” = terra (em seu sentido natural, chão que se pisa). Também (como nos alertou a usuária Zélia Gomes): YVY = terra; YVY PORÃ = TERRA BOA, em Guarany.
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Em 1997, registrou-se o estatuto, consolidando-se, assim, a Fundação MO'Ã Estudos e Pesquisas para a Proteção e o Desenvolvimento Ambiental. A palavra MO'Ã significa proteger em tupi-guarani.
Estão identificadas como divindades femininas e maternas da mitologia tupi-guarani: Yacy, Mãe Natureza; Amanacy, mãe da chuva; Aracy, mãe do dia; Iracy, mãe do mel; Yara, mãe da água; Yacyara, mãe do luar; Yaucacy, mãe do céu; Acima Ci, mãe dos peixes; Ceiuci, mãe das estrelas; Amanayara, senhora da chuva; Itaycy, mãe ...
Iepê, que na tradição linguística Tupi-Guarani significa “liberdade”, possui uma tradição agropecuária vinculada ao milho e ao algodão, incorporando-se, recentemente, e de forma abrupta, a cana-de-açúcar (DA SILVA, 2006).