Assim, "bom dia" em guarani é djawydju e significa algo como "vamos nos levantar", o que remete tanto ao sentido da ação quanto o sentido moral de se levantar. "Boa tarde" é nhande kaárudju e significa "a tarde é nossa", semelhante a boa noite, que significa "a noite é nossa".
Apigaua puranga. - O homem é bonito. O adjetivo qualificativo pode ser posposto ou anteposto ao substantivo que qualifica: ara puranga - dia bonito; dia bom Puranga ara!
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
O cacique é o líder do povo, e o pajé é o sábio, o qual conhece a cura para as doenças e se comunica com os deuses. Mas, de novo, é bom lembrar que cada sociedade indígena tem suas próprias regras e explicações a respeito do mundo, dos fenômenos naturais, dos espíritos e dos seres sobrenaturais.
O pajé ou pagé é uma pessoa de destaque em certos povos indígenas da América do Sul. São curandeiros, tidos como portadores de poderes ocultos, ou orientadores espirituais.
Para a aldeia, o pajé exerce a função de curandeiro e conselheiro. Acredita-se que os pajés tenham conexões sobrenaturais com os espíritos da natureza. Também é conhecido como Xamã. Ou seja, pajé e xamã significam, na prática, a mesma coisa.
“Karawara” é uma palavra polissêmica de origem tupi-guarani (da família linguística das terras baixas da América do Sul) que, entre outras definições, se refere aos “espíritos da floresta”.
Não é à toa que escolhemos Aysú para ser o nome dessa ideia, que significa amor em tupi guarani, a língua que representa os povos originários do nosso país e que são símbolo de cuidado e respeito à natureza”, completou Anne.
Ig: água - (i). Iguaçu: água grande - lago grande - rio grande. Indaiá: um certo tipo de palmeira Ira: mel (Iracema, irapuã). Iracema: lábios de mel (ira, tembé, iratembé).