Mburovixá é a denominação que os povos guaranis deram para seus líderes; já para os tupis, as denominações eram morubixaba, murumuxaua, muruxaua, tubixaba e tuxaua; o termo curaca era usado para uma espécie de prefeito entre os povos incas de terras andinas no tempo da invasão promovida pela colonização europeia.
EP1 - Introdução ao Tupi-guarani | Conexão Aldeia Tapirema
Como se diz príncipe em tupi-guarani?
Para a palavra prince (príncipe), por exemplo, foi preciso buscar adaptações correspondentes. A mais adequada foi muruxawamirĩ, que quer dizer “chefinho” em nheengatu.
Como se diz sabedoria em tupi-guarani? Para os povos Kaiowá e Guarani, alguns significados para o termo arandu são “ouvir o tempo”, “vivenciar”, “conhecer com a experiência de vida, na relação intrínseca com o ambiente”, “entendimento”, “conhecimento”.
Ao vivenciar a luta por sobrevivência no território e aprender a cultura de seus parentes, foi batizado como Werá Jecupé. Esta palavra, em tupi-guarani, significa “guardião”.
Em tupi-guarani, amana significa chuva – fundamental para o crescimento da lavoura – e é sinônimo de prosperidade, sobretudo para os pequenos produtores e burareiros do sistema cabruca. Além disso, homenageia-se a integração tupi-guarani à língua portuguesa em solo brasileiro.
Estão identificadas como divindades femininas e maternas da mitologia tupi-guarani: Yacy, Mãe Natureza; Amanacy, mãe da chuva; Aracy, mãe do dia; Iracy, mãe do mel; Yara, mãe da água; Yacyara, mãe do luar; Yaucacy, mãe do céu; Acima Ci, mãe dos peixes; Ceiuci, mãe das estrelas; Amanayara, senhora da chuva; Itaycy, mãe ...
O primeiro nome - Sateré - quer dizer "lagarta de fogo, referência ao clã mais importante dentre os que compõem esta sociedade, aquele que indica tradicionalmente a linha sucessória dos chefes políticos. O segundo nome - Mawé - quer dizer "papagaio inteligente e curioso e não é designação clânica.