Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Ibi: do tupi Antigo (Tupinambá) “yby” = terra (em seu sentido natural, chão que se pisa). Também (como nos alertou a usuária Zélia Gomes): YVY = terra; YVY PORÃ = TERRA BOA, em Guarany.
Como se diz natureza em tupi-guarani? Tekohá é o lugar físico – incluindo terra, floresta, campos, cursos de água, plantas e remédios – onde o modo de vida dos povos indígenas Guarani e Kaiowá se desenvolve.
Cendy, em tupi guarani, se traduz como o brilho da luz, o brilho do olhar. Histórico: Nas clareiras da floresta, sob os raios intensos do sol, os banhos nas quedas encachoeiradas dos rios de águas cristalinas.
Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu.