Ekobé, palavra originária do antigo dialeto Tupi Guarani, que significa “vida que vem da terra”. Então não podíamos deixar de prestar nossas homenagens!
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
EP1 - Introdução ao Tupi-guarani | Conexão Aldeia Tapirema
Como é alma em tupi-guarani?
Ñe'é, palavra-alma, é o princípio da pessoa Mbya, do espírito que sustenta a vida; a maneira de ser da cada pessoa. Nós, humanos, somos simples representações imperfeitas dessa dimensão perfeita, que é o princípio do Ñe'é. O guarani não existe sem essa força.
Tekohá é o lugar físico – incluindo terra, floresta, campos, cursos de água, plantas e remédios – onde o modo de vida dos povos indígenas Guarani e Kaiowá se desenvolve. A terra é uma extensão dos povos indígenas e da sua fonte de vida.
Ig: água - (i). Iguaçu: água grande - lago grande - rio grande. Indaiá: um certo tipo de palmeira Ira: mel (Iracema, irapuã). Iracema: lábios de mel (ira, tembé, iratembé).
O nome Awina, cujo significado no dialeto Tupi significa dignidade, tem tudo a ver com a operação, pois esta teve como objetivo manter a dignidade e o respeito pelas terras e pelos povos indígenas.
Nhanderuvuçú não teria forma antropomórfica. No princípio ele destruiu tudo que existia e depois criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se "Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera "añã'gwea" significa alma antiga.
▪️Nauru foi o nome tupi-guarani, significando guerreiro,⠀escolhido para nossa Expoarte 2021, um projeto antigo do CCC, valoroso de resgate de cultura, incentivo à produção artística e reflexiva do aluno.
Em tupi-guarani, amana significa chuva – fundamental para o crescimento da lavoura – e é sinônimo de prosperidade, sobretudo para os pequenos produtores e burareiros do sistema cabruca.