Sendo "antiguismo" um dialectalismo, e "antiguíssimo", forma não aconselhável, deve usar-se antiquíssimo», superlativo absoluto sintético de antigo (cf. Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1984, pág. 259).
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:antiquíssimo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: antiqüíssimo. Grafia em Portugal:antiquíssimo.
Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...
O Espiral Anti Pombos é usado para evitar que pombos e outras aves pousem em locais indesejados, como varandas, telhados ou janelas. Protege uma superfície de até 5 metros de comprimento. É mais estético que os típicos "espigões anti-pombos".
1 Que exprime qualidade (positiva ou negativa) num grau muito elevado ou no mais elevado. 2 Que se caracteriza pela excelência. 3 Elevado ao extremo, ao mais alto ponto ou grau. 4 fig Aumentado em excesso; exagerado, hiperbólico.
1. Pode acontecer a justaposição com hífen ou sem hífen. Com hífen: Quando cada palavra mantém sua pauta acentual, como em navio- escola, roda-gigante, guarda-chuva. Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol.
Quando a expressão indica um dinheiro que uma pessoa tem guardado, uma poupança, ela tem hífen. Ex: Estou fazendo um pé-de-meia para a minha aposentadoria. Trata-se de uma exceção à regra trazida pelo Acordo Ortográfico.
O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades...