“Debaixo” é um advérbio que indica um lugar abaixo de algo ou alguém. “De baixo” é uma expressão formada pela preposição “de” mais o adjetivo ou advérbio “baixo”. “Debaixo” e “embaixo” são sinônimos e indicam que algo ou alguém está sob algo ou alguém.
Caracteriza a função de um substantivo que se relaciona com a palavra “cima”. Uma dica para saber qual é a forma correta é substituir qualquer uma das expressões por “sob”. Se encaixar perfeitamente, você deve optar por “debaixo”, do contrário é “de baixo”.
“Debaixo" é um advérbio de lugar. Esta palavra está associada à posição de inferioridade, ou seja, indica a posição de alguém ou algo que está abaixo de algo ou alguém. “Debaixo” é uma palavra composta através da justaposição. Isto é, quando duas palavras se unem para formar outra: de + baixo = debaixo.
Ouça o texto abaixo! O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
O termo "abaixo', faz referência a algo que esteja numa posição inferior. Portanto, é sinônimo de "embaixo", "debaixo", "sob", "por baixo", etc. Exemplos: Seguem abaixo os dados necessários para inscrição no curso.
Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.
Embaixo é um advérbio de lugar. Ele deve ser utilizado sempre que quisermos transmitir uma ideia de posição de inferioridade, ou seja, abaixo, debaixo, inferiormente.
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.
Em síntese, as locuções são por baixo de e debaixo de. Se utilizar a primeira em situações de potencial movimento e a segunda em situações mais estáticas, poderá produzir frases adequadas.
Qual frase está correta: o apartamento fica no andar de baixo ou o apartamento fica no andar debaixo?
A verdade é que ambas existem — debaixo e de baixo —, portanto, estão corretas. Contudo, as duas expressões devem ser empregadas em diferentes situações de uso, por isso é importante saber o real significado de cada uma delas para assim evitar desvios linguísticos na modalidade escrita.
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.
Vale destacar que, embora a grafia correta de “embaixo” seja unida, a locução adverbial “em cima” deve ser escrita de forma a separar “em” e “cima”. Por fim, caso ainda esteja com dúvidas sobre o assunto, acesse o link com um vídeo explicativo.
A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.
Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima.
Debaixo é um advérbio que significa «em posição ou lugar inferior» e é equivalente a sob: – A bola está debaixo/ sob a mesa. De baixo é uma locução adverbial equivalente a «de um nível inferior»: – Pintei a parede de baixo para cima.
A palavra “abaixo” traz uma denotação de posição, sendo um sinônimo de embaixo. Já a expressão “a baixo” estabelece uma relação oposta com “de cima” ou “a cima”.
A palavra “embaixo” pertence à classe gramatical dos advérbios de lugar e exprime a ideia de uma coisa que está em posição inferior a outra. Quando ela vem seguida de uma preposição, forma-se uma locução adverbial, como no exemplo: embaixo da cama.