O pronome "esta" se refere à decisão que ainda será anunciada. “Então o pronome 'este', o pronome 'esta', o pronome 'isto' anunciam. O pronome 'esse', o pronome 'essa', o pronome 'isso' retomam, recuperam”, conclui Pasquale.
A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está.
A palavra está é a forma conjugada do verbo estar, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como em ele está. Pode, também, ser a forma conjugada na segunda pessoa do singular do imperativo, como em está tu.
Vejamos: 1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; e 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. a) Este,esta e isto são usados para objetos que estão próximos do falante. Em relação ao tempo, são usados no presente.
Para evitar que erros como esse aconteçam, é só ficar de olho na acentuação tônica de cada palavra. Ou seja, sempre que a palavra em questão for uma paroxítona, deve ser terminada em –am, como estavam, estariam, estiveram. Já se a palavra for uma oxítona, deve ser escrita com –ão no final, como estão e estarão.
Ela está muito vermelha, deve estar com febre. Sim! Pois o verbo está encontra-se flexionado no presente do indicativo, demonstrando uma constatação no momento da fala. Já o verbo estar é o verbo principal da locução verbal deve estar.
Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.
Letra D – Esta - tem a função de pronome demonstrativo e acompanha o substantivo fonte; estas – pronome demonstrativo que acompanha o substantivo páginas, concordando com ele em gênero e número; e Está – verbo estar concordando com o sujeito simples “a humanidade”.
A forma mais adequada não é "tasse", mas, sim, tá-se que, no registo informal, é o mesmo que está-se. A forma estar-se não é um verbo, mas antes uma possibilidade do uso do verbo estar, ao qual se – que é um pronome pessoal, o que significa que o verbo é conjugado pronominalmente – só se associa em certas condições.
"Compro essa casa em sua cidade (aí)". O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema".
O pronome "esta" se refere à decisão que ainda será anunciada. “Então o pronome 'este', o pronome 'esta', o pronome 'isto' anunciam. O pronome 'esse', o pronome 'essa', o pronome 'isso' retomam, recuperam”, conclui Pasquale.
De acordo com a professora, a palavra “está” é usada quando o verbo está na terceira pessoa e no presente do indicativo. Para usá-la sem erro, basta lembrar que a palavra “está” pode ser substituída por “permanece”.
Localização: "Estão" é frequentemente utilizado para indicar a localização de algo ou alguém no momento presente. Por exemplo, "Eles estão na sala de aula" indica que a pessoa ou objeto mencionado está atualmente na sala de aula.
Conclusão: esta ou está? Podemos resumir o que aprendemos como: "Esta" é um pronome demonstrativo usado para indicar proximidade no espaço ou no tempo; "Está" é a forma conjugada do verbo "estar" usada para indicar estado ou ação no momento presente.
A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.