Um habitat ou hábitat é uma área ecológica ou ambiental que é habitada por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. O habitat está relacionado ao lugar, ou ambiente físico em que esse organismo vive e onde pode encontrar alimento, abrigo, proteção e companheiros para reprodução.
Habitat pode ser definido como o local em que determinada espécie vive e desenvolve-se. De uma forma bem didática, podemos dizer que é a casa de um organismo, o seu endereço. Os peixes, por exemplo, vivem na água e por isso dizemos que seu habitat é aquático.
Ambiente com condições adequadas para que uma determinada espécie viva, se alimente, se desenvolva e se reproduza. Cada espécie vive em um habitat específico. A destruição de um habitat pode causar a extinção de uma espécie.
Conheça os habitat terrestres - Tipos de habitat para crianças
Como é que se escreve habitat?
Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se. Cada espécie vive em um habitat específico.
Estábulo é a casa ou local vedado onde animais domésticos como gado bovino ou cavalos são recolhidos. Aí ficam geralmente para dormir e alimentar-se. A palavra origina-se do latim stabulum. Especificamente para cavalos pode ser usada a palavra cavalariça.
Trata-se de um vocábulo de origem “latina” (Exemplo incorreto: hábitat dos elefantes). Outra informação importante: A expressão “habitat natural” é um pleonasmo; não há necessidade do termo “natural” para dar nome ao “local ocupado por um organismo, caracterizado por suas propriedades físicas ou bióticas”.
O habitat, por sua vez, é a funcionalização do habitar, a sua redução a um de seus sistemas parciais que é o morar, o ocupar um lugar. A sociedade industrial, com sua prática sistematizadora, afirmará o habitat como modo de viver no urbano.
Habitat: Áreas florestais, cerrados, campos e áreas alteradas e habitadas pelo homem. Hábitos: Espécie noturna e crepuscular, geralmente solitária mas vista aos pares durante o período reprodutivo.
Portanto, cada ser vivo encontra um habitat natural de acordo com as suas necessidades, com os recursos e condições necessárias para supri-las (nicho ecológico), como abrigo, alimento e companheiros da mesma espécies que possibilitam a reprodução.
Os animais estão adaptados ao ambiente em que vivem, pela forma do corpo, pela maneira como se deslocam, pela alimentação e pelos lugares onde se abrigam. Os que vivem ao nosso lado são dóceis e carinhosos: animais domésticos. Outros vivem escondidos nos montes e nas florestas: animais selvagens.
Quais são os diferentes tipos de habitats em que os animais vivem?
Florestas, cavernas, campos, desertos, montanhas, vales e ambientes subterrâneos são alguns dos exemplos de habitats terrestres. Importante lembrar que os ambientes rural e urbano criados pelos seres humanos também podem ser classificados como tipos de habitat!
Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra).
Ecossistema = Local de interação entre seres vivos (fatores bióticos) e fatores físicos e químicos (fatores abióticos). Espécie = Organismos semelhantes capazes de reproduzir-se e produzir descendentes férteis. Habitat = Local em que determinada espécie vive.