Outra saudação expressiva, “Awe” ou “Aweh” que não significa apenas 'hello'. Esta palavra é útil para usar quando você está de acordo com alguém ou aprovando algo.
- Howzit: contração de "How is it?" (como vai?) - Jozi: abreviatura de Johannesburgo, que também pode ser "Joburg". Da mesma forma, se diz "Durbs" e Port Elizabeth, "PE" (pronunciar PI-I). - Lekker: fantástico (afrikaans).
Ao pesquisar outras raízes etimológicas, encontrei uma variedade incrível para “mãe” em línguas africanas: “Mama”, em suaíle; “Umama”, em zulu; “Maame”, em acã.
Eles pegam a mão de uma pessoa mais velha e a pressionam suavemente na testa. Na Índia, os moradores locais tocam os pés dos idosos como uma demonstração de respeito. Na Libéria, assim como entre os membros do povo iorubá na Nigéria, os jovens caem de joelhos para honrar os mais velhos.
Ek het jou lief – Esta é a forma mais direta de dizer “Eu amo-te” em africâner. É uma frase poderosa e simples que expressa um amor profundo e sincero. Ek het jou lief, en ek sal jou altyd liefhê.
“Obrigado” e “obrigada” são as flexões de gênero do adjetivo usado por uma pessoa para expressar gratidão a alguém. “Obrigado” é usado por pessoas que se identificam com o gênero masculino para expressar gratidão. “Obrigada” é usado por pessoas que se identificam com o gênero feminino para expressar gratidão.
Ele (Olodumarê) é mais poderoso do que nós, mas não é todo-poderoso. Deus, na África, é mais benevolente do que nós, mas Ele também pode fazer o mal e, portanto, não é onibenevolente” (p.
Línguas mais faladas: Swahili, África Oriental, mais ou menos 50 milhões, Hausa, África Central, mais ou menos 25 milhões, Fulfulde (Senegal, Camarões, Chade), Yoruba (Nigéria, Benim), Igbo (Nigéria).
O fato de denominar o nome da personagem de Mama África, adjetivando a 'mãe' a partir do continente é um dado lingüístico importante. O autor articula um jogo poético intencional que traz para a personagem mãe toda a história de um continente que “distribuiu” seus habitantes pela América.
Merece especial destaque na preservação e difusão da língua a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), integrada por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A Religião em África é diversificada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Em 2002, os cristãos eram 45% da população africana, e os muçulmanos 40,6%.