O conceito de planejamento consiste no ato de criar e conceber antecipadamente uma ação, desenvolvendo estratégias programadas para atingir determinado objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.
Planejar significa orientar ações presentes e futuras, visando atingir um objetivo, reduzindo as incertezas inerentes ao futuro, possibilitando a tomada de decisões de forma antecipada sobre situações que poderão ocorrer.
Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O planejamento auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se desejar alcançar.
Como fazer seu PLANEJAMENTO SEMANAL - para iniciantes!! l Lê Fagundes
O que se refere ao planejamento?
O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.
“Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamen- to estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.
18), pode ser definido como um “processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização.” Esse processo está embasado essencialmente nos problemas ou desafios da organização.
O planejamento é fundamental para todo e qualquer projeto. Quando temos um desejo ou uma necessidade, por mais complexa que possa ser, programar-se e elaborar um passo a passo é o caminho mais seguro e mais eficiente para conseguir realizá-la.
Pensar e planejar diferentes projetos de vida podem funcionar como um norte na escolha cotidiana, assim como aumentar a motivação individual e consequentemente proporcionar melhores condições de saúde e qualidade de vida.
Realiza o levantando e análise de informações sobre os aspectos econômicos e financeiros, a fim de contribuir na elaboração de planos de ação para alcance dos objetivos da empresa. Gera indicadores para melhorar performance dos resultados e elabora relatórios gerenciais para dar suporte na tomada de decisão.
O planejamento serve para orientar a tomada de decisões e ações futuras de uma pessoa, empresa, organização, projeto ou operação. Ele é uma ferramenta administrativa que ajuda a definir objetivos e metas claras, estabelecer estratégias para alcançá-los e alocar recursos de maneira eficiente.
O Planejamento pode ser entendido como um processo interativo que se desdobra em etapas diferenciadas e, sendo o planejamento a racionalização do processo decisório, essas etapas têm, necessariamente, o mesmo sentido daquelas identificadas no processo de decisão.
Planejamento nada mais é do que o ato de simular o futuro desejado e estabelecer, antecipadamente, as ações e os meios adequados para atingir os objetivos. Orienta as empresas na tomada de decisões e na distribuição de seus recursos.
significa traçar objetivos, e buscar meios para atingi-los”. Logo, entendemos que, para que haja planejamento são necessárias ações organizadas entre si, às quais correspondem ao desejo de alcançar resultados satisfatórios em relação aos objetivos traçados.
Quem deve fazer parte da definição do planejamento?
4- Quem deve fazer parte da definição do Planejamento Estratégico? Geralmente a Diretoria é a responsável pela definição do Planejamento Estratégico, visto seu posicionamento mais estratégico e por serem pessoas com alto poder de decisão dentro da organização.
PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO significa substituir o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica e prática por métodos baseados em procedimentos científicos.
O planejamento estratégico, tático e operacional são três níveis de planejamento que uma organização pode usar para alcançar seus objetivos. Cada nível de planejamento tem um escopo e um período de tempo diferente, e todos eles são interdependentes e essenciais para o sucesso de uma organização.