As porcentagens são escritas em algarismos (mesmo de zero a dez), seguidos do símbolo próprio, sem espaço entre o símbolo e o algarismo: 4%, 55%, 100%.
Para exprimir o valor 49,32 por extenso, eu escrevo: quarenta e nove unidades (ex.: segundos), três décimas e duas centésimas. Para indicar o mesmo valor numa percentagem, digo: quarenta e nove vírgula trinta e dois por cento; mas escreveria: quarenta e nove e trinta e duas centésimas por cento.
O que escrever por extenso e em algarismo? De zero a dez: escreva por extenso. De 11 a 999: use algarismos. A partir de mil, use algarismo + palavra para números redondos ou aproximados: 3 mil, 4,3 mil, 18,7 mil, 3 milhões, 1,3 bilhão.
Obs.: Quando desejamos transformar uma razão (fração) ou um número decimal em taxa percentual, multiplicamos por 100. Multiplica-se o número de cima (numerador) por 100 e o resultado divide pelo número de baixo (denominador), o resultado da divisão é a sua taxa percentual.
Por cento significa por 100. Então, multiplicamos o número decimal por 100 para obter uma porcentagem equivalente. Depois, acrescentamos o sinal de porcentagem (%). Por exemplo, 0,8 pode ser convertido para a forma percentual ao resolvermos 0,8✕100.
Para significar 'proporção em relação a uma centena' usa-se a palavra percentagem (ou porcentagem), mas para exprimir o valor dessa proporção devemos usar a locução por cento. Nesta locução não se flexiona no plural o constituinte cento. Assim, a forma escrita aconselhada para a questão que nos traz é 30 por cento.
No caso da escrita de porcentagens, não tem segredo: faça um bom uso dos numerais. Por exemplo: Apenas 14% dos entrevistados responderam à pesquisa de opinião.
Então, dividimos a porcentagem por 100 para obter um número decimal equivalente. Em seguida, removemos o sinal de porcentagem (%). Por exemplo, 65% pode ser convertido para a forma decimal ao resolvermos 65÷100. Então, 65%=0,65.
700 por extenso se escreve setecentos, com C. O termo se refere ao número cardinal representado por sete centenas, ou setecentas unidades. Por exemplo: “o material pesava ao todo setecentos quilos”.