Como escrito no dicionário, segmentar nada mais é que fracionar, ou melhor, dividir algo em diferentes segmentos que possuam características similares individualmente, mas sejam distintos entre si.
Segmentar as palavras na escrita não é uma mera exigência formal; é um recurso funcional que facilita, na leitura, o acesso ao significado. Desta forma, a segmentação de palavras adquire o mesmo valor da pontuação, já que ambas são pistas que orientam o leitor a percorrer a escrita.
1ª) SEGUIMENTO vem do verbo SEGUIR, ou seja, refere-se ao ato de seguir, continuar: “Vamos dar seguimento ao projeto para não termos atrasos.” 2ª) SEGMENTO é sinônimo de SEÇÃO, PARTE: “Este SEGMENTO da sociedade precisa de mais cuidados do governo.”
Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção.
Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”. Na figura a seguir temos uma reta r, e a parte vermelha compreendida entre os pontos A e B é um segmento de reta.
É o caso, por exemplo, de SEGMENTO (com G) e de SEGUIMENTO (com GUI), que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes. SEGMENTO significa parte, seção, porção. É preciso cuidar melhor daquele SEGMENTO social.
Assim, o termo “frases segmentadas” diz respeito à fragmentação desnecessária de uma citação, oração. Dessa forma, os enunciados ficam incompletos e às vezes sem sentido, o que provoca incoerência dos mesmos. Vejamos: Uma orquestra muito harmoniosa. No casamento da minha irmã ela ficou melhor ainda!
Segmentação de mercado significa dividi-lo, ou seja, separar os consumidores em diferentes grupos conforme uma série de variáveis, como características, necessidades, preferências, comportamentos, hábitos de consumo e muito mais.
O uso de cruzadinhas ou preenchimento de lacunas auxilia na identificação da quantidade de sílabas em cada palavra. Jogos como bingo de letras e dominó de sílabas são estratégias que favorecem o reconhecimento de que as palavras são constituídas de partes menores e que podem ser subdivididas.
Há várias abordagens possíveis para se segmentar textos. As mais simples assumem que todo ponto seguido de (pelo menos um) espaço e uma palavra que começa com letra maiúscula indica um novo segmento.
Essas células permanecem unidas até formarem uma estrutura semelhante a uma amora, chamada de mórula. Uma mórula humana contém de 10 a 12 blastômeros. Esse processo de sucessivas divisões celulares que o zigoto passa é chamado de segmentação, ou, ainda, de clivagem.
Segmentar é analisar preferências e necessidades para reunir pessoas em um grupo comum para receber propagandas de acordo com seus desejos de consumo. A segmentação é importante, pois ao estudar seu público-alvo, uma empresa pode detectar características específicas que geram oportunidades para novas estratégias.
A segmentação de texto é um processo essencial na área da comunicação visual, que consiste em dividir um texto longo em unidades menores e mais gerenciáveis, chamadas de segmentos. Esses segmentos podem ser palavras, frases, parágrafos ou até mesmo blocos de texto, dependendo do objetivo e da aplicação.
Ao passo que segmento faz referência ao ato de segmentar, seccionar, dividir em partes. Assim sendo, é exatamente esse o termo do qual devemos fazer uso quando nos referimos a subdivisões de um modo geral, ou seja, segmento de mercado, segmento da economia, da população, entre outros.
Dada uma reta s e dois pontos distintos A e B sobre esta reta, o conjunto de todos os pontos localizados entre A e B, inclusive os próprios A e B, recebe o nome de segmento de reta, neste caso, denotado por AB.
A segmentação é uma estratégia no mundo do marketing, que envolve dividir um mercado amplo e heterogêneo em grupos menores e mais homogêneos de consumidores. Esses grupos, ou segmentos, compartilham características semelhantes, como idade, gênero, localização geográfica, comportamento de compra ou estilo de vida.