as comunidades se estabelecem pela associação entre seus membros. a uniformidade de valores é constante em uma comunidade. grupos de pessoas que vivem próximas geograficamente são uma comunidade. em uma comunidade existe a reprodução de valores de geração à geração.
Respostas. As sociedades se estabelecem através da associação entre seus membros, que se agrupam buscando constituir relações econômicas, políticas e culturais.
As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.
Dessa forma, a comunidade se estabelece dentro da vontade comum na busca de se diferenciar do que é considerado profano por sua crença, que se relaciona diretamente ao que é considerado sagrado.
o Poder da Psicografia na Doutrina Espírita | Especial com Maira Rocha (Palestra Espírita)
Como se estabelecem os grupos sociais?
Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum. Ouça o texto abaixo! Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade.
Comunidades podem ser estabelecidas através de diversos fatores. Sendo o laço de parentesco entre os membros, a classe social, a cultura, a religião, dentre outros fatores.
Podemos definir o conceito de Comunidade, de maneira mais objetiva, como um agrupamento de pessoas que vive dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unido por interesses comuns e que participa das condições gerais de vida.
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.
A palavra comunidade remete a diversos significados relacionados a conjuntos de pessoas: de uma região, grupos com interesses em comum ou que estudam, trabalham e se relacionam num determinado espaço.
Na atualidade, os dicionários definem as comunidades como sendo grupos que unem indivíduos por características em comum. Essas características podem ser: nacionalidade, lugar de moradia, linguagem, religião, cultura, valores, hábitos, profissões e interesses compartilhados.
A estrutura de uma comunidade pode ser descrita por sua riqueza específica que é o número de espécies presentes, e pela diversidade específica que é uma medida da riqueza específica e da uniformidade das espécies (números relativos).
A palavra “comunidade” significa ter algo em comum. Mas a questão é saber o que nós temos em comum. Em concreto, temos uma tradição, temos direitos e deveres, compromissos e orientações.
A comunidade é formada por pessoas e são elas que dão vida e sentido a estes ambientes, desenvolvendo o fomento e fazendo as oportunidades emergirem conforme suas necessidades e anseios. É aqui que chegamos ao capital social da comunidade.
Podemos chamar de comunidade um grupo pequeno ou grande de pessoas que comungam, ou seja, compartilham espaço, ideias e até mesmo cultura. Em geral, o termo é utilizado para referir-se às formas mais antigas ou mesmo menos institucionalizadas de agrupamento de pessoas que compartilham algo.
A Gemeinschaft (comunidade) é uma associação que ocorre na linha do ser, apresenta uma participação profunda dos membros do grupo, e as relações primárias são colocadas em comum, como o próprio ser, a própria vida, o conhecimento mútuo, a amizade, os sentimentos, a união, a proximidade, enquanto a Gesellschaft ( ...
O conceito de comunidade nasceu na Sociologia. Seu histórico – e, portanto, a chave para sua compreensão – vem da oposição ao conceito de sociedade. Nas diferentes abordagens, ora a comunidade é idealizada como espaço de consenso e de cooperação plenos, ora vista como algo ultrapassado.
Os grupos sociais correspondem às relações estabelecidas entre duas ou mais pessoas. Segundo a sociologia, é uma forma de interação que visa alcançar objetivos e interesses em comum. Também caracteriza-se pela sensação de identidade, na qual é criada por meio da convivência.