Aprofundando as subdivisões do mapa de Portugal, encontramos os municípios, que são mesmo as cidades, como no Brasil. Eles se dividem em bairros que, por aqui, são chamados de freguesias.
"Sítio" significa "lugar", por isso diz-se, por exemplo, que algo está "sitiado" (restrito a um lugar) ou fala-se de "situação" (o lugar em que tal coisa está).
Esse mesmo local, em Portugal, não é chamado de banheiro e sim de "casa de banho". Portanto, se quiser ir ao banheiro no país português, peça a indicação de onde fica a casa de banho.
No Brasil, o aparelho que virou extensão do nosso corpo chama-se “telefone celular” ou, simplesmente, “celular”; em Portugal, atende pelo nome de “telemóvel”.
Os produtos alimentares gelados que tenham por base uma emulsão de gorduras lácteas são normalmente designados por "sorvetes" no Brasil, enquanto que em Portugal se usa o termo "gelado".
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
Bairros são divisões geográficas das cidades repletas de particularidades. Podem ser classificados segundo a comunidade que os habita ou os elementos que os compõem. Bairros são subáreas das cidades e municípios formados por residências, comércios, indústrias.
Sim. Existe favela em Portugal, mas não recebe essa mesma denominação. Na verdade, o equivalente às favelas no Brasil, em Portugal pode ser chamadas de bairros degradados e bairros de lata, mas, assim como no Brasil, também apresentam graves problemas sociais e de criminalidade.
A zona é uma infeção viral, também designada de herpes-zóster, provocada pelo mesmo vírus da varicela. Após a infeção inicial — manifesta-se pela varicela, muito comum em idade infantil — o vírus aloja-se em células nervosas e aí poderá permanecer inativado. Contudo, poderá reativar-se mais tarde originando a doença.
Actualmente, em Portugal, chama-se duche (do fr[ancês] douche) ao «jacto ou chuveiro de água que se aplica ao corpo de alguém, com fins higiénicos ou terapêuticos; banho de chuveiro».
Assim, o aluguel é chamado de arrendamento em Portugal, e o termo que se refere ao pagamento mensal para que se arrende um apartamento, chama-se renda. Em relação ao contrato de arrendamento, este é firmado e deve estar de acordo com as duas partes: o senhorio, ou seja, o proprietário; e o inquilino, que é quem aluga.
Esposa/esposo têm mais que ver com os esponsais (o contrato de promessa de casamento, o noivado, as convenções antenupciais) e mulher/marido com o casamento (após a entrada em vigor do contrato, ou seja, depois do "sim" no altar e/ou no registo).
Como órgão executivo do município, a câmara municipal é o seu governo, com funções semelhantes às das prefeituras brasileiras. É um órgão colegial, composto por um presidente, por um vice-presidente e por vereadores, a que são, ou não, atribuídos pelouros.