7. Edema. Esse é um dos termos técnicos de enfermagem que remetem ao inchaço e diz respeito ao acúmulo de líquidos nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo. O edema pode ser localizado, caso se limite a uma região do corpo, ou generalizado, quando está presente no corpo todo.
Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos). Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja composição é variável. Quando o líquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se pelo edema generalizado (anasarca).
Algumas das principais palavras técnicas utilizadas na enfermagem incluem: cateterismo, intubação, dreno, hemodiálise, sutura, glicemia capilar, pressão arterial, oximetria de pulso, diluição de medicamentos, dentre outros.
A deambulação é uma modalidade da atividade física e garante independência. Frequentemente, a marcha é recomendada pelos enfermeiros como uma forma eficaz, económica e prática de realizar exercício físico.
Tto — tratamento. Para finalizar, não poderíamos deixar de fora da nossa lista uma das siglas mais utilizadas entre os profissionais: tto. Na prática, ela significa tratamento e orienta aqueles que leem as prescrições sobre as formas corretas de atendimento ao enfermo relacionadas a seu caso.
Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo). Disfagia – Distúrbio em que o paciente apresenta dificuldade de deglutição.
S; BUB, M. B. C. Manual de diagnóstico de enfermagem: uma abordagem baseada nas teorias das necessidades humanas básicas e na classificação diagnóstica da NANDA.
Micção: ato voluntário e consciente de eliminação da urina contida na bexiga. Nictúria: predominância do volume urinário notur- no em relação ao diurno.
O que é o inchaço? O inchaço é o acúmulo de líquidos nos pequenos espaços ao redor dos tecidos e órgãos dentro do corpo. O termo médico para inchaço é edema. Os locais mais comuns do corpo onde as pessoas têm inchaço são os pés, pernas, mãos, braços e barriga.
A medicina utiliza o termo “edema periférico” para definir as pernas inchadas. Este edema pode ser o resultado de um acúmulo de fluido nos tecidos dos membros inferiores, acentuado pela força da gravidade, que tende a manter estes fluidos nas extremidades inferiores.
Febre ou pirexia é o aumento da temperatura do corpo acima do limite normal em resposta a uma doença ou perturbação orgânica. Não existe um valor universal para o que se considera o limite máximo da temperatura normal. Os valores indicados na literatura médica variam entre 37,5 ºC e 38,3 ºC.
Resposta: O termo técnico usado para fezes na enfermagem é "Fezes" mesmo, porém, termos relacionados incluem "Melena" para fezes com sangue digerido, indicando sangramento gastrointestinal, e "Diurese", para a produção e excreção de urina.
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).
O carcinoma basoce- lular é a neoplasia maligna de pele mais freqüente em nosso meio e constata-se a radiação ultravioleta como o fator mais importante na sua patogênese.
Epigastralgia é a dor na parte superior do abdome ou epigástrio, também conhecida popularmente como dor na “boca do estômago”. Essa dor abdominal pode estar relacionada a várias estruturas que estão presentes nessa região, até mesmo órgãos de outras regiões podem causar dor epigástrica, como o coração e pulmão.