A ortografia mais tradicional e, portanto, pronúncia do nome é norte-coreana "리" (Lee). 이 derivado do caractere chinês Lee (李) (o caractere coreano Hanja é escrito da mesma maneira) 李 é o segundo nome de família mais comum (depois de Kim) na Coreia, com 이 derivado de 異 ou 伊 sendo relativamente raro.
Deriva do inglês antigo leah, “madeira” ou “clareira”, e era usado como indicativo de alguém que vivia perto de um prado ou um porção de terra arável (lee ou lea). Pode ter origem ainda de uma contração do irlandês Ó Laoidhigh, “descendente de Laoidheach”, um prenome derivado de laoidh, “poema” ou “canção”.
Sobrenomes como Lee e Kim eram comumente utilizados entre os membros da realeza na Coreia Antiga e, portanto, eram os escolhidos pela elite provinciana e, nesse esquema de venda de sobrenome, acabaram sendo adotados por boa parte da população.
Além disso, em algumas culturas asiáticas, "Lee" pode significar "beleza" ou "flor de lótus". Ao longo dos séculos, o nome "Lee" tem mantido uma popularidade constante em diferentes países.
Nomes de Personagens Populares em Dramas Coreanos:
Lee Joon-gi - significa "pessoa talentosa" Park Hyungsik - significa "sábio e iluminado" Song Joong-ki - significa "verdadeiro e justo" Lee Min-ho - significa "brilhante e iluminado".
Como aprender HANGUL! || dicas(ꈍ ᴗ ꈍ✿), aplicativos, e +
Porque os coreanos têm 3 nomes?
A primeiro é o sobrenome da família, herdado da paternidade, enquanto as duas seguintes são o nome pessoal, como os usuais no Brasil. Em 2015, cerca de 50 milhões de sul-coreanos (20% da população) carregavam o sobrenome Kim, o mais comum no país. Lee e Park são o segundo e o terceiro mais comuns, respectivamente.
Kim: Significa “ouro”, “dourado” ou “realeza”. Kim é considerado um nome de família entre os coreanos, comum tanto na Coréia do Norte como na Coréia do Sul. O significado do hanja (caractere do idioma sino-coreano) de Kim é traduzido como “ouro” ou “dourado”.
Frequentemente, as pessoas com sobrenomes de duas sílabas têm nomes pessoais de apenas uma. Os coreanos usam cerca de aproximadamente 250 sobrenomes. Destes Kim, Lee, e Park são os mais comuns. Ainda que estes nomes de família sejam comuns, a maioria das pessoas assim chamadas não estão relacionadas.
Neste cenário, o escore de Lee, formalmente conhecido como Índice de Risco Cardíaco Revisado (IRCR), surge como uma ferramenta fundamental. O escore de Lee é utilizado para avaliar o risco de eventos cardíacos maiores, como infarto do miocárdio e morte cardíaca, em pacientes submetidos a cirurgias não cardíacas.
O Leilão de Energia Existente (LEE) é um processo realizado no setor elétrico que tem como objetivo contratar a energia elétrica produzida por usinas já em operação.
Lee também é um dos sobrenomes mais comuns na coreia e tem origem na forma Li, a palavra para "ameixa" ou "ameixeira". Os demais caracteres simbolizam as palavras puro ou verdadeiro e grandioso. Outro sobrenome muito compartilhado na coreia, Baek tem variações como Paek e Baik, que significa "a cor branca".
Para confundir ainda mais, as mulheres, depois de casadas, passam a ser chamadas pelo sobrenome do marido: “Senhora Kim”. Isso acontece porque os coreanos só dispõem de uma quantidade reduzida de sobrenomes para escolher: só 286. Assim como no resto do mundo, não havia sobrenomes ao longo de boa parte da história.
Na Coreia do Sul, o costume é que o sobrenome venha primeiro, com o intuito de que todos possam logo saber de que família você pertence, e depois vem o nome que deve ser curto, sem nunca ultrapassar as três ou, no máximo, quatro sílabas.
Entre os nomes mais populares para meninas coreanas estão: Ji-Yeon (que significa "grace"), Min-Ji (que significa "beleza inteligente"), Soo-Jin (que significa "verdadeira bondade"), Hae-Won (que significa "jardim ao mar") e Ye-Jin (que significa "tesouro brilhante").
Os nomes coreanos na sua grande maioria têm um formato bem estabelecido, sendo compostos por 3 sílabas: a primeira é o sobrenome e as duas seguintes são o nome em si. Ou seja, a ordem é inversa à do português. Ex: 박서준 (Park Seo-jun -> “Park” é o sobrenome e “Seo-jun” é o nome).
Em 2022 perdeu as eleições para o atual presidente por menos de 250 mil votos e desde então foi acusado de crimes de corrupção. Foi atacado numa visita a umas obras em Busan.
Um dong é a menor unidade administrativa dos distritos (gu; 구) e das cidades (si) que não são divididas em wards em toda a Coreia. A unidade é frequentemente traduzida como bairro e existe na Coreia do Norte e Coreia do Sul.