O cobre é obtido dos minerais por uma sequência de métodos de enriquecimento e purificação, como a fundição ou lixiviação, normalmente seguida pela eletrólise. Apesar de estar presente em muitos minerais na crosta terrestre, o teor de cobre é relativamente baixo.
Existem dois processos básicos de produção de cobre primário: o processo pirometalúrgico, mais utilizado para os minérios sulfetados, e o processo hidrometalúrgico, apropriado para a extração de cobre de minérios oxidados de baixo teor.
O cobre produzido, após a remoção do ferro na forma de silicato, pode ser produzido em diversos teores: 98,5% (blister), 99,7% (anódico) e superior a 99,99% (catódico). Para se adquirir essas altas concentrações de cobre, coloca-se cobre impuro no ânodo, mais puro no cátodo e o CuSO4 como eletrólito.
Isso porque, países como Chile, Peru, México e Brasil se destacam nesse setor, com reservas impressionantes de diversos minerais. O Chile, por exemplo, detém as maiores reservas de cobre do mundo, enquanto o Peru ocupa a 2ª posição.
O cobre encontrado na natureza está sob a forma de calcosita (Cu2S) que possui compostos de enxofre na sua composição e tem pureza variando em torno de 1 a 5%. São encontrados em minas subterrâneas ou a céu aberto onde é extraído o minério contendo de 1 a 2% de cobre.
Um dos maiores depósitos de cobre do mundo está localizado na Cordilheira dos Andes, no Chile. Outros países que se destacam pela produção de cobre são Peru, China e Estados Unidos.
A mineração de cobre brasileira, que ultrapassou o patamar de produção de 220.000 tpa de cobre contido em concentrado em 2008, é realizada predominantemente nos estados do Pará e Goiás, que juntos respondem por cerca de 85% da produção do país, sendo que do primeiro estado provém cerca de 57% do total.
Mais de 40% das reservas mundiais estão localizados no Chile (27%) e nos Estados Unidos (15%). A seguir, com valores representativos, pode-se citar Polônia (6%), Zâmbia (6%), Rússia (5%) e Peru (4%).
Embora haja muitas diferenças químicas nas propriedades dos itens de cobre e de bronze, é possível diferenciá-los apenas com uma inspeção visual. Procure pela cor de pátina sobre o metal. Objetos mais velhos de cobre terão uma corrosão verde que se desenvolve com o tempo, devido à oxidação, conhecida como pátina.
O principal minério do cobre, a calcopirite ou calcopirita (CuFeS2), é submetida a um processo inicial que a transforma em Cu2S, para depois ocorrer o mesmo processo da calcosita. A liga composta de cobre e alumínio (10%) é empregada na confecção de embarcações, trocadores de calor, evaporadores etc.
O cobre fica verde devido a um processo natural chamado oxidação. Quando o cobre é exposto aos elementos, principalmente ao ar e à umidade, ele sofre uma série de reações químicas resultando na formação de uma camada esverdeada em sua superfície.
O cobre pode ser encontrado em tubulações para água fria, água quente e até mesmo transporte de gases. Além disso, como o cobre é um produto reciclável, não polui o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e garantindo um planeta ainda mais limpo.
Os depósitos de cobre da Província Mineral de Carajás podem ser considerados de médio e grande porte e de classe mundial. A Bahia corresponde a apenas cerca de 9%. Figura 1: Área de extração de minério de cobre da Mina do Sossego, no Pará.
De acordo com o Observatory of Economic Complexity, os maiores compradores do metal estão na Ásia, com os três maiores importadores da região sendo a China, o Japão e a Coreia do Sul, que combinados importam um total de 43 bilhões de dólares do produto em questão.
Cobre é obtido desses minérios por con- centração, smelting e refino. Cobre também pode ser encontrado em minerais oxidados, carbonatos, óxidos, hidroxi-silicatos e sulfatos. Esses são, normalmente, processados através de rotas hidrometalúrgicas.
O corpo humano não produz cobre, porém precisa desse metal para que o organismo funcione corretamente. Por isso, é preciso ingerir alimentos ricos em cobre para suprir essa necessidade. Inclusive, ele pode ser encontrado nos suplementos com vitamínicos e sais minerais.
Foi originalmente obtido como um mineral nativo e posteriormente da fundição de minérios. Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio. Foi o mais importante dos materiais da humanidade durante a Era do Cobre e Bronze.
Qual país e o primeiro produtor de cobre do mundo?
O Chile é o primeiro produtor de cobre, o Brasil se encontra entre os três principais produtores de ferro, o México é o primeiro produtor de prata, a Bolívia é o quarto produtor de estanho e a Colômbia é o sétimo produtor de níquel refinado.