A consciência é fruto da evolução do sistema nervoso. Portanto, percepções, individualidade, linguagem, idéias, significado, cultura, escolha (ou livre arbítrio), moral e ética, todos existem em decorrência do funcionamento cerebral.
A consciência se desenvolve a partir da realidade e não a realidade a partir da consciência. O homem vi- vencia situações e integra as suas estruturas cogniti- vas, o que resulta em seu desenvolvimento psíquico, bem como no de sua consciência.
A localização da consciência humana é um mistério milenar. Mas uma nova teoria científica indica onde ela está. Para o professor Johnjoe McFadden, da Universidade de Surrey, na Inglaterra, acredita que a consciência esteja na energia eletromagnética gerada pelos impulsos elétricos que ocorrem entre os neurônios.
O ser humano emergiu a consciência a partir da evolução de processos celulares, únicos, independentes, que por si só não é capaz de chegar na dimensão de uma consciência pensante. A célula é um ser vivo e um conjunto delas forma um ser consciente.
Com a chegada de estímulos externos ou internos, os neurônios são recrutados em uma espécie de "assembleia". Essa atuação em uníssono é que gera o pensamento consciente.
Cérebro, Mente, Pensamento e Consciência | Estímulos da Mente
Onde nasce a consciência?
Divulgado no ano passado, o estudo da instituição norte-americana apresenta uma conexão entre a região do tronco encefálico envolvida na excitação e regiões cerebrais ligadas à percepção. De acordo com os cientistas, a correlação entre essas duas áreas explica o desenvolvimento da consciência.
A consciência é fruto da evolução do sistema nervoso. Portanto, percepções, individualidade, linguagem, idéias, significado, cultura, escolha (ou livre arbítrio), moral e ética, todos existem em decorrência do funcionamento cerebral.
A partir do momento em que a pessoa faz atividades físicas regulares, ela gera estímulos sensoriais e cria consciência corporal para executar os movimentos”, explica Pedro. Independente do exercício físico e de sua intensidade, fazer uma atividade física é crucial para aumentar a percepção sobre o corpo.
Têm início os primeiros passos de um raciocínio, e só agora, em torno dos 6 anos completos, no sétimo ano de vida, é que podemos apelar a uma compreensão de ideias, de pensamentos sobre o mundo, que são colocados pelos adultos. Só agora é que a criança está pronta para ser alfabetizada sem prejudicar sua futura saúde.
A dinâmica inconsciente que depois determina o ser humano escapa da consciência humana, em função da maneira como este inconsciente se formou no corpo. Nós humanos começamos a ter consciência da realidade a partir dos 5 a 6 anos de idade.
Consoante à relação entre mente56-cérebro-corpo e meio ambiente (Damásio, 2011), os estados de consciência vão emergindo a partir de processos mentais, proporcionando a cada organismo uma vivência particular que, por conseguinte, assegura para cada pessoa um sentido privado de existência.
A consciência reside em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência —a zona quente posterior— não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.
Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente ou do pensamento humano.
Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e a refletida. A consciência imediata ou espontânea caracteriza-se por ser a que remete para a existência do Homem perante si mesmo, no momento em que pensa ou age.
A consciência humana e as funções psicológicas superiores não estão prontas desde o nascimento, e não se desenvolvem com base apenas em um processo de maturação biológica. Elas são sociais, são o fundamento social da personalidade humana.
A mediação dos signos e o uso dos instrumentos por intermédio, por exemplo, da fala e do trabalho, são responsáveis pela formação da consciência no desenvolvimento do psiquismo humano, o qual se desenvolve por meio dos processos históricos e culturais.
Inteligência é saber solucionar problemas; consciência passa por ter experiências", explica. Muitos confundem inteligência e consciência. Os dois não são o mesmo. Por mais que a IA consiga suprir a capacidade de responder questões de maneira rápida, ela não chegará ao nível humano de compreender e sentir o mundo.
A consciência provavelmente evoluiu como parte da evolução do sistema nervoso. De acordo com várias teorias, a principal função adaptativa (proporcionar ao organismo vantagens reprodutivas e de sobrevivência) da consciência é tornar possível o movimento volitivo.
O processo de formação da consciência, por meio da internalização, constitui a subjetividade através das situações de intersubjetividade, possibilitadas pela mediação simbólica, em que a linguagem assume papel principal na formação do sujeito.
Consciência é saber como respiramos, os nossos padrões no nosso dia-a-dia. Consciência é perceber a nossa conexão como universo é conhecer a nossa crença, a nossa mente, o corpo. Já muita gente escreveu acerca disto. Porém o primeiro passo para criar consciência é reconhecer que se quer.
– A consciência é uma instância, um poder implantado em nós que avalia moralmente os nossos atos, nossos pensamentos, nossos planos e opiniões (Bíblia de Estudos de Genebra). – A consciência é aquela voz interior que impele a pessoa a fazer o que ela considera correto (Charles Ryrie).
A origem do conceito moderno de consciência é frequentemente atribuída a John Locke que definiu a palavra em sua obra Ensaio acerca do Entendimento Humano, publicada em 1690, como “a percepção do que se passa na própria mente de um homem”.
consciência: consciência é o conjunto de estado subjetivos de sensibilidade (sentience) ou ciência (awareness), que se iniciam quando uma pessoa acorda, e que se estendem ao longo do dia.