Resolução: O diminutivo é formado ao se adicionar os sufixos -inho ou -zinho para indicar tamanho menor ou afetividade. Gatinho é o diminutivo de gato, solzinho é o diminutivo de sol e casinha é o diminutivo de casa.
Como você pode ver, usamos -inho e –inha para formar os diminutivos. Também podemos utilizar a terminação -zinho, –zinha para a formação do diminutivo.
Nem todas as palavras, ou melhor, nem todos os substantivos, são susceptíveis de possuir um aumentativo. Rio está neste caso, mas em compensação não lhe faltam diminutivos: ribeiro, ribeira, riacho, riozinho, riozito. Já ribeiro tem o aumentativo ribeirão!
Resolução: O diminutivo é formado ao se adicionar os sufixos -inho ou -zinho para indicar tamanho menor ou afetividade. Gatinho é o diminutivo de gato, solzinho é o diminutivo de sol e casinha é o diminutivo de casa. Todas as palavras seguem a regra de formação do diminutivo.
A palavra ovo pode ter como diminutivo as palavras ovinho, ovito, ovozinho, ovozito. Pode também utilizar-se o diminutivo ovozeco, com sentido depreciativo. Na terminologia científica, o termo óvulo pode referir-se a pequeno ovo.
Quem fala asterístico come chuvístico e marístico. Uma pele pequena pode ser chamada de pelinha ou pelezinha. Mas também pode ser chamada de película ou cutícula (diminutivo de cútis).