Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor. O ouro geralmente encontra-se em estado livre (estado nativo), como pepitas ou grãos, em rochas, veios e depósitos aluviais.
Tem elevada densidade e baixa reatividade química. Pode ser encontrado em diversos locais do planeta, majoritariamente na forma pura. Atualmente, é obtido por meio do processo de cianetação e, após isso, via precipitação com zinco ou adsorção com carvão ativado.
O ouro surgiu no espaço há mais de 5 bilhões de anos. Ou seja, antes da Terra existir! Esse fenômeno ocorreu via fortes explosões estelares, as supernovas, que transportaram não só o ouro, como outros metais.
O processo de formação do ouro dura bilhões de anos e é um dos mais complexos da natureza. O ouro é um elemento químico formado por átomos de ouro (Au). Esses átomos são formados em estrelas de nêutrons, que são estrelas que colapsaram sob sua própria gravidade.
Mas você sabe qual a origem do ouro? Para os astecas, o metal chegava à Terra após cair do Sol, como se fosse um suor da estrela. Já os cientistas modernos acreditam que o metal realmente veio do espaço e chegou ao nosso planeta por meio de meteoritos.
Os cientistas modernos teorizam que o metal realmente veio do espaço e chegou em nosso planeta por meio de meteoritos. E não é apenas o ouro, outros elementos pesados também foram formados nos 'corações das estrelas', como a platina e o urânio, e chegaram depois em nosso planeta.
Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor. O ouro geralmente encontra-se em estado livre (estado nativo), como pepitas ou grãos, em rochas, veios e depósitos aluviais.
Análises arqueológicas indicam que já em 4000 a.C., na Mesopotâmia, o ouro estava sendo trabalhado. Ao longo do tempo, as técnicas para extrair o metal e criar objetos a partir dele foram difundidas por todas as civilizações do Mediterrâneo Oriental, especialmente a egípcia.
A colisão de estrelas de nêutrons — corpos que são remanescentes de supernovas antigas ou grandes estrelas — têm a capacidade de criar essas partículas com um número maior de nêutrons do que prótons.
Os principais estados brasileiros onde o ouro pode ser encontrado são os estados do;Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão. Porém, como a geologia de detalhe do Brasil ainda não é conhecida, podem existir jazidas de ouro em outros estados.
O ouro encaixa-se em quase todas, sendo a sua portabilidade, uniformidade e divisibilidade melhoradas através da criação de moedas e barras. O metal precioso não se estraga com o tempo, e por ser difícil de encontrar mantém o seu valor.
Utilizado na forma de liga, associado a outros metais, como cobre e prata. O ouro na forma coloidal é aplicado na pintura de peças de cerâmica. Devido à resistência à corrosão e a maleabilidade do metal, este e alguns de seus derivados são utilizados na fabricação deste tipo de próteses.
A areia preta é composta de areia aluvial constituída predominantemente por grãos de minerais escuros pesados ou rochas, e é comumente encontrada em depósitos de areia (ou de aluvião ) onde há ouro.
Que tipos de solo contêm ouro O ouro se forma em pedras duras e cristalinas, em depósitos comumente chamados "veias". Um filão é normalmente formado em áreas onde a pedra que contêm as veias foi alterada de alguma maneira. O ouro encontrado em um filão é cercado de sulfureto e telureto.
Sabe o porquê de ela escurecer? Não é pela qualidade, não! Esse é um processo natural, que chamamos de oxidação. Isso pode acontecer, principalmente, com joias ou acessórios antigos, por absorverem a umidade do ar – ou quando são expostos à água – o que causa uma corrosão da superfície, resultando nessa cor escura.
Os cientistas precisavam de uma resposta para explicar a abundância do ouro. Eles chegaram, então, à hipótese de que o metal teria chegado ao planeta por meio de uma chuva de meteoritos. "A teoria é de que, depois do núcleo formado, houve uma chuva de meteoritos que atingiu a Terra", diz Willbold.
De acordo com a descoberta de cientistas, 99% de todo esse metal precioso está nas profundezas inalcançáveis do núcleo terrestre. Os estudos com as descobertas foram publicados na Earth and Planetary Sciences e na Nature em 2005 e 2006.
Para mais comodidade criamos as medalhas de Ouro, Prata, Bronze, Diamante, com três níveis para cada medalha. O nível mais alto é chamado de Platinum e tem apenas um nível.
No nosso planeta, há ouro em tanta abundância que, teoricamente, poderíamos banhar cada porção de terra com uma camada de 50 centímetros de espessura, segundo cálculos recentes.
Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro, possuindo 40 das 100 maiores minas de extração do Brasil. Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro.
O Reino de Gana ficava na região oeste da África, na área que compreende hoje o Mali e o sul da Mauritânia, alcançou seu ápice entre os séculos VII e XI.
A descoberta do ouro, no final do século XVII, nas regiões das Minas Gerais foi importante para a expansão territorial e para uma nova organização administrativa da colônia.
O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.
Seja pelas chuvas, vento, microorganismos, movimentos de massa, etc. Dessa forma, os metais são transportados para os rios, riachos, lagos ou no solo que está acima destas rochas ricas em ouro. Na pesquisa mineral, o ouro presente nos riachos e no solo é um bom indicativo de que a sua fonte está naquela região.
O chamado ouro nativo é encontrado livre na natureza, em forma de pepitas. Quando o ouro é denominado 24 quilates, quer dizer que ele se encontra 100% puro.