O processo começa com um exame médico abrangente seguido por questionários detalhados preenchidos pelos pais, professores e outros cuidadores. Para ser diagnosticada com TDAH, a criança deve apresentar sintomas em todos os ambientes, não apenas em casa ou na escola, e deve apresentar sintomas por pelo menos seis meses.
Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.
Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.
O processo de diagnóstico do TDAH pode levar de 6 meses a um ano e os pais e cuidadores têm papel essencial. Os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem aparecer entre os 3 e 6 anos de idade e perdurar durante a adolescência e vida adulta, segundo o National Institute of Mental Health.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.
Com frequência não seguem instruções e não concluem tarefas. Têm com frequência dificuldades para organizar tarefas e atividades. Com frequência evitam, não gostam de ou relutam em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. Perdem coisas com frequência.
Trazer o tdha como deficiência não é um preconceito e sim um alívio e uma luz no fim do túnel para as pessoas serem reconhecidas e poderem exercer seus direitos. O tdha traz diversas barreiras em nossas vidas. Em Países desenvolvidos o tdha já é considerado como uma deficiência.
Crianças com TDAH podem apresentar dificuldade de concentração, especialmente em atividades que requerem esforço intelectual prolongado. É comum o paciente responder perguntas antes de elas serem concluídas, evidenciando a inquietude. Esquecimento também é frequente, dando a impressão da criança estar sempre distraída.
Vida acadêmica e trabalho. Na escola ou na faculdade, quem convive com TDAH pode enfrentar dificuldades para prestar atenção às aulas e se concentrar nas tarefas e deveres. Já no ambiente de trabalho, além disso, ao sofrer com o transtorno pode haver grande dificuldade para focar, gerir o tempo e cumprir prazos.
Quem tem TDAH já nasce com ele? A predisposição genética para o TDAH está presente desde o nascimento, mas os sintomas podem se manifestar em diferentes momentos da infância, ou ainda ser agravados a depender de uma série de fatores externos.
Farinha branca e açúcar devem ser evitados! Eles são rapidamente metabolizados pelo organismo, aumentando abruptamente os níveis de glicose no sangue. Desta maneira, o cérebro entra em uma espécie de montanha-russa constante, com altos e baixos na disponibilidade do seu principal nutriente.
A suspeita do diagnóstico de TDAH deve ser levantada na presença de crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância. Tais sintomas devem ser inapropriados para a idade e resultar em significante disfunção psicológica, social e/ou educacional.
Se você está em um relacionamento com alguém que tem TDAH, provavelmente já sentiu a frustração de lidar com esquecimentos frequentes, mudanças de humor repentinas e dificuldades em manter o foco nas conversas. Essas situações podem gerar um grande desgaste emocional e causar conflitos constantes.
Pessoas que possuem TDAH grave, por sua vez, tendem a encontrar mais dificuldade para se relacionar social e profissionalmente, pois apresentam muitos sintomas além daqueles necessários para o diagnóstico.
Como diagnosticar TDAH? O diagnóstico do TDAH é clínico, considerando o histórico do paciente, comportamento e pontuação em escalas de avaliação. Uma delas é o SNAP-IV, validado como ferramenta de diagnóstico da patologia em crianças e adolescentes.
1º – Fica o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e os Transtornos Hipercinéticos (CID 10-F90) classificados como deficiência, para todos os efeitos legais.
Quem tem TDAH tem direito a algum benefício do INSS?
Para ter direito à aposentadoria por invalidez pela patologia de TDAH é preciso comprovar que a doeça é tão gravosa a ponto de impedir que a pessoa trabalhe em qualquer atividade e de forma permanente. Ou entao, impedir que a pessoa trabalhe em atividade que garanta sua subsistência de forma permanente.
Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.
👀 Uma das características do TDAH é a dificuldade em manter a atenção e o controle impulsivo. O contato visual é uma habilidade social importante que envolve o olhar direto nos olhos de outra pessoa durante a comunicação.
Além das mudanças de humor, as pessoas com TDAH podem perder o interesse pelas coisas rapidamente, precisam de novidades para sentir estímulos, apresentam uma mistura de incapacidade de manter a energia suficiente e vontade de torcer por algo e ainda enfrentam a inquietação do transtorno.
O estresse do cotidiano pode acentuar sintomas do TDAH, como as alterações de humor, a distração e, sobretudo, a desregulação emocional. Você pode ficar mais irritado e deprimido quando estressado e, para tentar aliviar essas emoções, agir de modo inconsequente.
Aditivos artificiais. Algumas crianças com TDAH podem se beneficiar com a remoção de aditivos artificiais de suas dietas. Inclusive há recomendação científica que as crianças evitem esses aditivos, principalmente corantes alimentares, porque eles podem piorar os sintomas de TDAH.
Pessoas com TDAH podem se distrair facilmente com estímulos externos, como sons, movimentos ou atividades ao seu redor, e têm dificuldade em concentrar-se em tarefas específicas.