As viagens com a FAB devem ser solicitadas com antecedência por meio de inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar. O interessado deve comparecer pessoalmente a um posto CAN, instalados em bases aéreas da Aeronáutica, para preencher a ficha (veja aqui os locais).
Para voar de graça, os civis devem se cadastrar, com antecedência, junto ao CAN, informando o destino desejado. Nos 10 dias seguintes ao cadastro, caso haja vaga em aeronave da FAB com a mesma destinação, a instituição entrará em contato por meio do e-mail.
Quais documentos apresentar? Para fazer o cadastro da viagem é necessário apresentar os documentos pessoais (CPF, RG ou passaporte), além de comprovante de residência. Crianças e adolescentes também podem fazer a viagem com a FAB, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
O Correio Aéreo Nacional (CAN) é o programa que permite brasileiros viajarem de graça em aviões da FAB. Em primeiro lugar, os interessados precisam fazer cadastro de modo presencial na cidade em que desejam embarcar.
Como se inscrever no Correio Aéreo Nacional para viajar?
Visite um posto do CAN: Compareça a um dos postos do Correio Aéreo Nacional localizados nas bases da FAB em diversas cidades pelo Brasil. Documentação necessária: Leve seu RG, CPF e comprovante de residência para se inscrever. Escolha do destino: Informe o local para onde deseja viajar.
Qualquer cidadão pode embarcar em um avião da FAB sem custos. Para que a pessoa solicite uma 'carona' às Forças Armadas, é preciso fazer a inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar.
O benefício é para aqueles que têm comprovadamente renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos. Decreto nº 3.691/2000: Regulamenta a Lei nº 8.899/1994, detalhando como o passe livre deve ser implementado e quais os procedimentos para que as pessoas com deficiência possam solicitar o benefício.
Como se cadastrar no Programa VOA Brasil? Para participar do programa, os beneficiários elegíveis deverão realizar um cadastro na plataforma Gov.br. Esse processo permitirá a comprovação do perfil e a validação dos critérios de elegibilidade.
Para ter acesso ao benefício, o jovem precisa emitir a ID Jovem, sendo necessário possuir o Número de Identificação Social (NIS) ou o Programa de Integração Social (PIS), que estarão disponíveis ao jovem em seu Cartão Cidadão, extrato de FGTS ou Carteira de Trabalho.
Existem três grupos de pessoas que podem viajar de graça de ônibus: jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, idosos de baixa renda com mais de 60 anos e portadores de deficiências. Para os jovens é necessário ter o ID Jovem, ou Identidade Jovem.
Qualquer cidadão pode pegar carona em voos da FAB sem precisar desembolsar nenhum valor. Mas, para isso, é preciso contar com a sorte. Enquanto autoridades só podem voar com a Força Aérea a serviço, civis podem embarcar para qualquer finalidade, ilimitadamente, e para diversos destinos em solo nacional.
É necessário realizar a inscrição – presencialmente – no posto CAN (Correio Aéreo Nacional) mais próximo de sua residência (em uma cidade que tenha Base da Força Aérea – ver abaixo). 2. Depois disso, é preciso escolher um período de dez dias no qual você gostaria de viajar.
O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um programa da FAB que permite que cidadãos que não pertencem às forças amadas peguem carona em viagens de avião em território nacional.
A gratuidade não será liberada nos casos da impossibilidade de validação do NIS. Para fins de liberação da gratuidade a renda familiar per capita, calculada pelo CadÚnico, deverá ser inferior a 1,5 salários-mínimos.
Quais serviços podem ser consultados com o NIS? Os trabalhadores que têm NIS podem consultar saldo do FGTS, parcelas do seguro-desemprego e o abono salarial com o número. Além disso, aqueles que precisam de auxílio financeiro ou social, podem entrar em programas sociais federais, como o Bolsa Família, também com o NIS.
Ly/viajar-gratis | Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil. Por meio do cadastro, eles ainda podem assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada.
O programa Voa Brasil começa nesta quarta-feira, 24 de julho de 2024, para aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses. Além disso, a partir de 2025, o programa deve incluir outras categorias, como alunos inscritos em programas estudantis do governo federal e pensionistas do INSS.
- Todos os aposentados pelo INSS (ativos na base de dados do INSS em junho de 2024) e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Em seguida, faça o login na sua conta do gov.br para sua autenticação como beneficiário.
Quem tem direito a participar do Voa Brasil? O programa Voa Brasil será voltado apenas a aposentados, inicialmente. É preciso também que eles não tenham feito outros voos domésticos nos 12 meses anteriores.
Não existe a possibilidade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) fornecerem o direito da passagem de graça para uma pessoa. O que eles podem fazer é verificar, também com as prefeituras ou com outros órgãos, a possibilidade que ela consiga a passagem de graça durante um período.
O direito está previsto no Estatuto da Juventude para quem tem entre 15 e 29 anos, de família que recebe até dois salários mínimos e está inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
A regra é clara, já diria o ditado: se passou dos 2 anos é preciso pagar passagem de avião. Até o dia 15 de setembro, algumas companhias nacionais até davam desconto pra crianças acima dos dois anos, mas elas acabaram com esse benefício.