As latitudes e as longitudes constituem o sistema de coordenadas geográficas, que permite a localização, com elevada precisão, de qualquer ponto na superfície terrestre. O sistema de coordenadas geográficas é formado por linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre.
A orientação pode ser realizada utilizando-se diversos métodos, como a utilização de bússolas, mapas, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e conhecimento do terreno. É uma habilidade fundamental para exploradores, viajantes, militares, pilotos e diversas outras atividades que exigem navegação.
Como podemos localizar com precisão qualquer lugar na superfície do planeta?
O GPS é um sistema de navegação que fornece, em tempo real e com elevada precisão, as coordenadas geográficas (latitude e longitude) e a altitude de qualquer ponto ou referencial situado na superfície do planeta Terra.
Como e possível localizar um ponto na superfície terrestre com precisão?
Para localizar lugares ou objetos com exatidão na superfície terrestre, usa-se um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre os mapas e globos. Essas linhas são denominadas paralelos e meridianos. Os paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta.
A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás da mesma e consequentemente, o oeste se encontra na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
As coordenadas geográficas são geralmente expressas em graus (°), minutos (') e segundos ("). Um grau é 1/360 de um círculo, um minuto é 1/60 de um grau e um segundo é 1/60 de um minuto. Essa notação permite uma precisão muito grande na localização de pontos na Terra.
Como e possível localizar qualquer ponto na superfície da Terra?
Para localizar qualquer ponto na superfície terrestre é só fazer o cruzamento do meridiano com o paralelo e obter os dados referentes a latitude e longitude.
No computador, abra o Google Maps. Na caixa de pesquisa, insira as coordenadas. Veja exemplos de formatos aceitos: Graus decimais (DD, na sigla em inglês): 41.40338, 2.17403.
Por meio da interseção de um meridiano com um paralelo, podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Como a Terra apresenta uma superfície quase esférica, é possível determinar dois pontos diametralmente opostos, denominados antípodas.
Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).
Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.
Quais são os três principais instrumentos de localização inventados pelo homem?
NO CAMINHO DESSAS DESCOBERTAS, ALGUNS APARELHOS FORAM UTILIZADOS PARA IDENTIFICAR, LOCALIZAR E ORIENTAR AS POSIÇÕES E CAMINHOS TRAÇADOS PELOS HOMENS EM SEUS DIFERENTES PERCURSOS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS PRINCIPAIS E MAIS CONHECIDOS, DENTRE ELES, SÃO A ROSA DOS VENTOS, A BÚSSOLA E, MAIS RECENTEMENTE, O GPS.
Ele funciona por meio da captação de dados de satélites que ficam na órbita do planeta Terra. Para que o GPS consiga determinar a posição correta de um objeto, ele precisa que ao menos três satélites captem seu sinal, realizem uma triangulação de dados do objeto, e então determinem com precisão a sua localização.
O instrumento mais moderno de orientação foi criado na década de 1960. O GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) funciona por meio de satélites que orbitam a Terra. Dessa forma, é capaz de localizar e indicar qualquer ponto na superfície do nosso planeta.
Como você se orientar e se localizar espacialmente?
A orientação e localização espacial ocorre por meio da integração polissensorial, na qual diversos sentidos e estruturais nervosas diferentes colaboram entre si para realizar a ação desejada.
GPS: o Google Maps usa satélites para saber sua localização com uma precisão de até 20 metros. Quando você está dentro de edifícios ou no subsolo, a precisão do GPS pode ser prejudicada.
Como calcular a precisão de uma coordenada geográfica?
Podemos calcular agora a diferença entre duas latitudes, para saber sua precisão. Por exemplo, qual a diferença de precisão entre as duas coordenadas: 03º 20' 16,44” N e 03º 20' 16” N. Basta calcular, no caso, a DLA (diferença de latitude) entre elas, ou seja: 0,44 segundos. Assim, 0.44 x 30,87 metros = 13,58 metros.
A forma mais simples de calcular distâncias numa carta náutica é usar a definição de que 1 milha náutica equivale a 1 minuto de latitude, usando-se a marcação da latitude na lateral da carta.
Como e possível localizar um ponto na superfície terrestre com precisão?
As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste. Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre.
Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O). À sua frente, você terá o ponto norte (N) e, atrás de você, o ponto sul (S).