O senso comum se concretiza através da sabedoria popular, através da repetição cultural. Por ser baseado no empirismo (conhecimento prático adquirido por experiência), ele não depende de métodos científicos ou reflexivos, como é o caso do senso crítico.
Quais são as principais características do senso comum? As principais características do senso comum são: É passível de ser aceito ou rejeitado por um grupo social: o senso comum é geralmente baseado nas crenças compartilhadas por uma comunidade ou sociedade, mas pode ser questionado e modificado ao longo do tempo.
Como se manifesta o senso comum pedagógico escolar?
O senso comum pedagógico manifesta um entendimento idealista do que seja o conhecimento. É como se o conhecimento não tivesse história e não contivesse acertos e erros. O que se diz é assumido como se sempre tivesse sido assim.
O senso comum é a maneira de pensar da maioria das pessoas, correspondendo a algumas noções que são, via de regra, admitidas por boa parte dos indivíduos. É aquele conhecimento que adquirimos ao observar, vivenciar e experimentar o mundo.
As ideias comuns de que mulheres são frágeis, que asiáticos são mais inteligentes, que muçulmanos são terroristas ou que índios são indolentes também são exemplos de conhecimento de senso comum, mas não têm qualquer indício de validade e são afirmações preconceituosas.
O senso comum é um “saber” que resulta da experiência de vida individual e coletiva. Os hábitos e costumes, as tradições e rituais, os ditos e provérbios, as opiniões populares são habitualmente referidos como manifestações do senso comum.
O senso comum se concretiza através da sabedoria popular, através da repetição cultural. Por ser baseado no empirismo (conhecimento prático adquirido por experiência), ele não depende de métodos científicos ou reflexivos, como é o caso do senso crítico.
O conhecimento popular ou vulgar também denominado de senso comum se distingue do conhecimento científico pelo método e pelos Instrumentos do conhecer, através da forma de observação, experimentação e mensuração, e que estão atrelados aos fundamentos do método científico em sua forma experimental.
Pode-se afirmar que o senso comum é unificador e objetivo. O senso comum compõe as crenças e as superstições. Tendo isso em vista, trata-se de um conhecimento equivocado. Em contrapartida, como a ciência visa comprovações, dispensa-se a formulação de novos paradigmas científicos.
Sobre o senso comum e ciência, é correto afirmar que: O senso comum é um conhecimento que surge a partir da experiência cotidiana de um grupo social e tende a ser aceito por uma determinada comunidade sem questionamento.
A partir do século XVII, sobretudo com o desenvolvimento da ciência moderna e da filosofia racionalista cartesiana, o senso comum passou, de forma geral, a ser identificado como “falta de rigor metodológico” e a ser rivalizado com o “senso crítico” ou “senso científico”.
O senso comum – ou conhecimento empírico – é o conhecimento gerado a partir das experiências de vida, baseado em intuição ou observação da realidade. O conhecimento científico, entretanto, é gerado a partir de observações e experimentos, que passam por um procedimento metodológico rigoroso.
O senso comum contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população.
O Censo Escolar é um levantamento nacional, anual, de dados estatístico-educacionais, sob a coordenação do Inep. A coleta de dados inclui estabelecimentos de ensino, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolares.
São os sentidos, elaborados no cotidiano cultural, que formam a consciência prática e que orientam o pensar e o agir prático. O modo de ser das pessoas, quando agem sob a orientação do senso comum, é denominado de “pedagógico”. É o caráter pedagógico que o faz transformador ou resistente.
O senso comum representa a experiência imediata, o conhecimento vulgar; as opiniões. Ou seja, tudo o que se precisa romper para se tornar possível o conhecimento científico, racional e válido.
São argumentos aceitos universalmente, sem necessidade de comprovação. Por exemplo: “o homem depende do ambiente para viver”, ou ainda “a mulher de hoje ocupa um papel social diferente da mulher do século XIX”.
Logo, o senso comum é um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais. Também fazem parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e absolutas e, como tal, seguidos pelo povo. Por exemplo: "deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido".
O senso comum é um conjunto de conhecimentos adquiridos através de lendas, ou mesmo experimentações informais para explicar o mundo, e exemplos disso são: a origem humana pelo barro, ou mesmo a crença de que leite e manga fazem mal, ou por exemplo de que o queixo da mãe define o sexo do bebe.
Os conhecimentos derivados do senso comum não são classificados como corretos ou incorretos, mas sim limitados, pois não são obtidos por meio de métodos sistemáticos e eficientes, baseando-se na simples opinião.