A reprodução sexuada consiste na união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto que dará origem a um novo ser. A reprodução é uma característica dos seres vivos. A partir dela, novos indivíduos são gerados e assegura-se a perpetuação das espécies.
A formação do indivíduo é sempre um processo educativo, podendo este ser direto ou indireto, intencional ou não-intencional, realizado por meio de atividades práticas ou de explanações orais etc.
Após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, é formado o zigoto, que passará por sucessivas etapas de divisões mitóticas e diferenciação celular, até se formar um indivíduo propriamente dito.
A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.
Por fim, uma das teorias mais aceitas para a origem da vida atualmente é que os primeiros seres surgiram pela ação de processos químicos possibilitados pelas condições da Terra primitiva.
A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.
O desenvolvimento embrionário é o processo pelo qual um novo ser humano se forma a partir da união de dois gametas: o espermatozoide e o óvulo. Tal processo envolve diversas etapas, desde a fecundação até o nascimento, nas quais o embrião passa por mudanças morfológicas e funcionais, tornando-o cada vez mais complexo.
A formação humana resulta de um ato intencional, que transforma a criatura biológica em um novo ser, um ser de cultura. Esse ato denomina-se Educação. Em resumo: a Educação é um ato intencional imposto de fora sobre uma criatura que deve ser formada como ser humano.
O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Ouça o texto abaixo! Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.
Para o primeiro grupo, a vida começa com o contato do óvulo com o espermatozóide. Neste momento, há a união do gameta feminino e masculino que formam um zigoto. A partir do contato, é formado um programa genético completamente único. Ele é a união da metade dos cromossomos do pai com metade dos da mãe.
O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.
Como ocorre a formação da identidade do indivíduo?
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...
Como ocorre o processo de formação da personalidade?
A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.
Há mais ou menos 13 milhões de anos, teria surgido, entre os mamíferos, a ordem dos primatas – que inclui os macacos e os homens. A primeira espécie com características mais próximas do humano moderno é o Ramapithecus (só foi encontrada a arcada dentária dele).
O desenvolvimento depende, principalmente, do equilíbrio entre o indivíduo e seus contextos ambientais, facilitadores e/ou limitadores das mudanças. Estes elementos, juntos, compõem a complexidade do desenvolvimento humano e apontam para a necessidade de considerarmos a plasticidade do desenvolvimento nas pesquisas.
Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.
Nosso corpo é constituído por várias células, as quais se organizam em tecidos, que formam órgãos. Os órgãos, por sua vez, estão interligados, formando sistemas. O conjunto de sistemas forma um organismo, ou seja, no caso da espécie humana, o conjunto de sistemas forma o corpo humano.
Durante a formação do planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, moléculas orgânicas compostas por carbono agregaram-se e deram origem aos ingredientes que foram essenciais para o desenvolvimento da vida.
A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.
Quais são as duas teorias sobre a origem do ser humano?
As duas principais correntes são a teoria do povoamento precoce (que diz que isso ocorreu há cerca de 30 mil ou 25 mil anos) e a teoria do povoamento tardio (segundo a qual isso teria acontecido há cerca de 12 mil ou 14 mil anos).