Olha só: ou as pessoas pesquisavam em mapas impressos, ou usavam um receptor GPS no carro. Desde o início dos anos 1990 as pessoas podiam usar o GPS nos veículos. Ele apontava o caminho com a ajuda de satélites. Às vezes tinham alguns atrasos, mas era o que se usava antes do Maps surgir, em 2005.
O telégrafo foi muito importante por ser considerado o equipamento que originou, basicamente, as telecomunicações, ou seja, ele foi o precursor da internet.
Qual foi o primeiro sistema de buscas da internet?
A história dos sites de busca
O primeiro motor de pesquisa foi o Wandex, criado em 1993 como um projeto da World Wide Web. No mesmo ano, surgiu a Aliweb, que existe até hoje e que, em 1994, foi lançada como índice durante a First World Wide Web Conference. Em 1994, nasceu o WebCrawler, hoje conhecido como metabuscador.
Com o advento da Web, e em conseqüência de seu crescimento acelerado, começam a ser desenvolvidos os primeiros mecanismos de busca e, em 1993, surge a primeira ferramenta específica para pesquisa de suas páginas. Criada por Matthew Gray, ela foi chamada de Wandex, um robô de computador que contava servidores ativos.
VILÃO REVELADO! Isso OCUPA o ARMAZENAMENTO do SEU CELULAR! Memória Cheia (RESOLVIDO PASSO A PASSO)
O que veio antes da era digital?
A era digital é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após a primeira revolução industrial no final do século 20. Trazendo novos modos da sociedade agir em todos os âmbitos, inclusive profissional e pessoal. Desde o surgimento dessa era, inúmeros aspectos da sociedade foram beneficiados.
Quais eram os meios de comunicação antes da internet?
Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros à distância.
As práticas pedagógicas utilizadas eram impostas aos alunos, onde não tinham a oportunidade de expor suas ideias, tinha apenas que receber o conhecimento que lhes ofereciam, pois o professor era o único detentor do saber, os alunos eram meros receptores de informações.
Como eram feitas as pesquisas escolares antigamente?
Qualquer trabalho escolar exigia uma visita a uma biblioteca, horas e horas de pesquisa e depois, tudo escrito a mão, geralmente numa folha de papel almaço, com fotos coladas no capricho e capas bem produzidas, como se isso fosse representar algum incremento na nota.
Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares.
O que as pessoas faziam quando não tinha internet?
A vida antes da internet podia ser tediosa para as crianças. Entre brincar ao ar livre ou ir para a escola, a maioria não tinha muitos afazeres para ficarem ocupados. Isso se não contarmos com a programação infantil. Na época, era comum que a TV aberta exibisse desenhos animados nas manhãs de sábado e domingo.
Como as pessoas tinham acesso à informação antigamente?
Se antigamente o acesso às informações históricas e culturais do mundo era feito através de livros, recortes de jornais ou por histórias contadas pelos mais velhos, hoje, a história ganha uma versão mais acessível - e em tempo real.
Sem a tecnologia, a vida seria muito mais difícil em muitos aspectos. Não seria possível pesquisar informações rapidamente na internet ou trabalhar de forma tão produtiva. Por outro lado, as pessoas passariam mais tempo juntas, se comunicando pessoalmente e se conhecendo melhor.
Antes da rede mundial, usava-se fita cassete para ouvir - e piratear - música; mapas impressos no lugar de GPS; telefone em vez de e-mail, mensagens instantâneas ou redes sociais. Livros, jornais e revistas eram a maior fonte de informação.
Ao longo do tempo o ser humano desenvolveu ferramentas de caça, descobriu o fogo, criou a roda para ajudar na locomoção, tudo com o intuito de tornar a vida mais fácil. A lógica sempre foi criar invenções capazes de contribuir para a sociedade, como o telefone, a luz elétrica, televisão, rádio e internet.
A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.
A comunicação feita apenas pessoalmente ou por meio de cartas, as pessoas aproveitavam mais a vida, amigos e famílias. Quando tinham que viajar era viajem longas de vários dias na estrada. As informações circulavam de boca em boca ou alguém escrevia cartas e mandava para as pessoas.
Era assim que as pessoas se comunicavam na época dos bipes, aparelhinhos que chegaram ao Brasil no começo da década de 1990. Você ligava para uma central e dizia a mensagem que gostaria de enviar. Um operador então digitava o que você disse e enviava o texto para o seu contato.
Mas você já se perguntou qual foi a primeira coisa pesquisada no Google? Segundo relatos, uma das primeiras buscas feitas na plataforma foi pelo nome "Gerhard Casper", o então presidente da Universidade de Stanford, onde os fundadores, Larry Page e Sergey Brin, estudavam.
Lançado em 1995, o Yahoo é o mais velho entre os três buscadores citados mas, desde sua criação, o Yahoo majoritariamente faz uso de outros buscadores para alimentar suas páginas de respostas.