Preparação para o Exame Medicamentos de uso contínuo não devem ser suspensos. Mulheres: Não pode realizar o exame ou o tratamento durante a gravidez, suspeita de gravidez ou amamentação. ·É necesário jejum de 6 horas até de água. ·Fazer teste de gravidez 1 dia antes da dose e trazer o resultado no dia da dose.
A iodoterapia consiste na administração, por via oral, do iodo-131, que é um elemento radioativo. Seu preparo inclui uma dieta pobre em iodo por aproximadamente duas semanas antes da realização desse procedimento e o aumento de um hormônio chamado TSH.
Realizar uma dieta pobre em Iodo, evitando o consumo de peixes, frutos do mar e algas marinhas. Evitar o contato com medicamentos e produtos que possuam Iodo, como maquiagens, esmaltes e sabões específicos. Realizar jejum de pelo menos 4 horas no dia do tratamento.
A dieta baixa em iodo é normalmente indicada principalmente cerca de 2 semanas antes de realizar o tratamento com iodo radioativo, chamado de iodoterapia, para o câncer de tireoide.
Quanto tempo deve ficar isolado quando faz iodoterapia?
O tempo de isolamento depende muito da dose administrada de iodoterapia. Não fique com medo, a maioria dos casos não exigem mais que 24-72 horas. Todas essas informações serão fornecidas pela equipe da medicina nuclear antes da realização da administração da medicação.
Preferencialmente não comer nem beber durante no mínimo uma hora após receber a dose do iodo (ou conforme orientação da equipe). Após este período, o paciente deve ingerir líquidos em abundância pois isto facilitará a excreção do Iodo.
Quando o organismo já está pronto, é feita a ingestão do iodo radioativo. Assim, as células que estão “com fome de iodo” captam rapidamente as moléculas da substância, levando ao efeito desejado. Todo esse procedimento é feito mediante internação de 24 a 72 horas.
Frutas frescas (apenas evite comer banana). Gorduras: margarina sem sal, óleos (não usar derivados de soja, de preferência derivados de girassol, milho ou oliva). Temperos para salada como: vinagre, limão e óleo (girassol, milho ou oliva).
Em geral, o período de internação deve limitar-se a 3 dias, sendo que a alta é por critérios clínicos e radiométricos (medidas diárias da radiação do paciente).
As medicações de uso diário, devem ser levadas e usadas durante a internação, do mesmo modo como é feito em casa. Traga objetos de uso pessoal (como shampoo e condicionador, creme hidratante, pente ou escova de cabelo), livros, revistas, telefone celular, computador (laptop), ipod.
Porém, uma das condições para que a iodoterapia tenha eficácia é a adoção de uma dieta pobre em iodo antes do tratamento, ou seja, uma dieta que evite alimentos que contêm sal iodado e corante vermelho, produtos lácteos, ovos, frutos do mar e soja.
Quem vai fazer iodoterapia pode comer pão francês?
Alimentos Permitidos
Nozes e amendoim sem sal. Pipoca em óleo vegetal sem sal iodado. Clara de ovo. Pães feitos em casa sem sal iodado e com óleo vegetal (exceto óleo de soja).
Este medicamento é administrado durante 2 dias, fazendo-se a iodoterapia no 3º dia. A maioria dos médicos também recomenda que o paciente siga uma dieta pobre em iodo durante 1 ou 2 semanas antes do tratamento.
Quanto tempo demora para o iodo radioativo sair do corpo?
A maior parte do iodo radioativo será eliminada do corpo em aproximadamente 48 horas, principalmente pela urina , e apenas uma pequena quantidade será captada pela tireoide . Para facilitar a eliminação do iodo, aconselha-se a ingestão de bastante líquido durante e alguns dias após o tratamento.
Trazer roupas confortáveis. Estas não precisam ser necessariamente descartadas. Consulte o físico médico ou o médico nuclear. Para mulheres apenas: não usar absorvente interno.
Em residências com apenas um sanitário, o paciente deverá ficar sozinho no seu imóvel nos dois primeiros dias após receber a dose de Iodo-131, sendo que nos sete dias subsequentes, o uso do banheiro poderá ser comum, desde que sejam observadas todas as recomendações descritas abaixo.
O procedimento de iodoterapia para tireoide é realizado através da administração oral de cápsulas ou líquido contendo iodo radioativo (I-131). Este tratamento é ambulatorial, mas em doses mais elevadas, pode requerer internação hospitalar por um curto período para garantir a segurança devido à radioatividade.
Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).
Quem faz tratamento com iodo tem que ficar isolado?
O procedimento de iodoterapia muitas vezes requer que o paciente fique internado por um período determinado. A necessidade de internação está associada à segurança do paciente e das pessoas ao seu redor, já que durante o tratamento é utilizado o iodo radioativo, que emite radiações que podem ser prejudiciais a outros.
Qual é o tratamento para o Excesso de Iodo? O excesso de iodo tem cura e o tratamento é feito com a redução da ingestão de alimentos iodados, como frutos do mar, algas, iogurtes e leite, e os pacientes são aconselhados a não consumir sal iodado.
O tempo necessário de internação no quarto terapêutico é muito variável, pode ser de algumas horas ou alguns dias. Geralmente os pacientes ficam internados entre algumas horas ou uma noite apenas. Essa definição é feita através da consulta com o médico nuclear em conjunto com os médicos do paciente .