A palavra "anel" é de fato dissílaba, pois possui duas sílabas: "a" e "nel". Além disso, a sílaba oxítona da palavra é "nel", e por isso ela se classifica como oxítona.
Separação Silábica: regras da divisão das palavras em sílabas
Como saber separar sílabas?
As sílabas de uma palavra devem ser separadas com hífen. Não separamos ditongos, tritongos e dígrafos (com exceção de “rr”, “ss”, “sc”, “sç” e “xc”). As vogais dos hiatos devem ser separadas na divisão silábica.
As sílabas podem ser canônicas ou não canônicas, tônicas ou átonas e abertas ou fechadas. As palavras também são classificadas de acordo com o número de sílabas (monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas) e com a posição das sílabas tônicas (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).
“Quais” é formada por um encontro de sons que a gente chama de ditongo. Isso significa que tem uma vogal e uma semivogal juntinhas, que se combinam para formar um único som, sem pausas. Então, da próxima vez que alguém perguntar, pode falar com confiança: “quais” tem uma sílaba só!
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.
Como essas palavras se classificam quanto à posição da sílaba tônica?
Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).
Sílaba tônica é a sílaba da palavra que possui maior intensidade, o que faz com que seja pronunciada com mais força. Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba.
Constituem-se por duas sílabas, assim evidenciadas: JACA – BOMBA – MESA – ÚTIL – LIVRO... Formadas por três sílabas, evidenciando-se por: ÁRVORE – LÂMPADA – ÚLTIMO – MÉDICO...
Tendo lido a dúvida sobre a palavra pneu, que na minha terra se pronuncia peneu, gostaria de saber quantas sílabas existem na palavra pneu. Obrigado! Existe só uma sílaba, caro consulente. Graficamente, trata-se só de uma sílaba e, quanto à pronúncia, a da norma é a de não desfazer o grupo "pn".
Quanto a baleia, temos um ditongo, [ej] ou [ɐj], na segunda sílaba (“ba-lei-a”). Note-se que em português europeu o encontro vocálico [ɐjɐ] não corresponde à definição que Cunha e Cintra (op.
Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.