Deve-se aplicar em todo o corpo por 24 horas, por 3 noites consecutivas. O banho deve ser realizado imediatamente antes da próxima aplicação, repetindo as 3 aplicações após uma semana [1]. As principais desvantagens do enxofre são o cheiro e a cosmética desagradáveis [2].
Enxofre precipitado: medicamento de escolha em crianças menores de 2 meses. É empregado a 5 ou 10% em vaselina. Deve-se aplicar em todo o corpo, por um período de quatro noites consecutivas, e removido durante o dia. É necessário que se repita o tratamento após uma semana.
Na pele, o enxofre é essencial, mantém a pele lisa, jovem e brilhante, aumentando a produção de colágeno e queratina. Especialmente indicado para os casos de acne, rosácea, pele seca, escamosa ou coceira e tratamentos de psoríase, eczema, caspa e escabiose.
É utilizado como enxofre precipitado a 5-10% aplicado durante 3 noites consecutivas, retirando- se o medicamento pela manhã e reaplicando-o após uma semana2. Alguns pacientes queixam-se de que possui: mal odor; mancha as roupas e causa ressecamento ou eczematização da pele.
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.
O enxofre é um mineral com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti-bacterianas. Por isso, sabonetes à base de enxofre são muito indicados para auxiliar no tratamento da pele acneica, pois diminuem a oleosidade e aliviam inflamações.
Para crianças maiores e adultos, a sarna pode ser curada pela aplicação de um creme contendo permetrina ou outro escabicida (medicamento que mata o ácaro da sarna) no corpo todo, do pescoço para baixo, o qual deve ser lavado após 8 a 14 horas para remover o produto.
Para diluir, você deve pegar um balde ou recipiente destinado ao trato das plantas, colocar um litro de água e despejar um envelope de Enxofre Dimy com 30 g. Em seguida, vá adicionando água aos poucos até chegar aos 10 litros, que completa a dosagem recomendada para cada envelope de produto.
Como consumir: Pode ser ingerido diluído em água ou adicionado a alimentos, mas sempre respeitando a dosagem recomendada por um profissional da saúde. Como conservar: Armazene o enxofre em pó em um recipiente bem fechado, em local seco e arejado, longe da luz solar direta e de outras fontes de calor.
Tratamento de Dermatite Seborreica: O sabonete de enxofre é eficaz no tratamento da dermatite seborreica, uma condição que causa manchas escamosas e vermelhas na pele. Ele ajuda a reduzir a descamação e a inflamação, proporcionando alívio dos sintomas.
O tratamento mais eficaz da escabiose é a ivermectina oral, um comprimido que manipulamos, um anti-parasítico. No entanto, existem também agentes tópicos acaricidas que se aplicam sobre a pele e matam o ácaro. “São, no fundo, inseticidas que se aplicam topicamente.
Para matar os ácaros causadores da sarna, é preciso de altas temperaturas. Por isso, indica-se lavar as peças com água quente, acima dos 60 °C, como seu sabão líquido ou em pó. Caso não seja possível lavar a peça com água quente, elas precisam secar ao sol e ser passadas a ferro.
Podem ser utilizados desinfetantes a base de Hipoclorito de Sódio (Cloro) ou de formalina (Lysoform®). O Vaporeto® (libera vapor quente e úmido) também elimina o ácaro.
Qual o medicamento mais eficaz? Uma revisão sistemática encontrou que as taxas de cura da escabiose aos 28 dias após tratamento com Crotamiton são semelhantes às taxas de cura do uso de Lindane, porém o Crotamiton é menos efetivo do que a Permetrina em relação à cura clínica e parasitológica após 28 dias do tratamento.
O ato de coçar pode levar bactérias para as lesões, resultando em infecção, o que piora o quadro. Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, feito visualmente em consulta com seu médico de família, que identificará lesões nos locais característicos desta doença.
Comece passando o aspirador de pó, depois faça uma solução de água com vinagre em proporções iguais. Aplique em todo o colchão com um pano limpo e deixe secar ao sol. Só volte o colchão para cama quando estiver completamente seco. Coloque uma roupa de cama limpa.
Recomendações de uso: Umedeça a pele e aplique o sabonete de enxofre na área afetada fazendo movimentos circulares com as mãos. Enxague a área completamente. Repetir a aplicação 2 a 3 vezes ao dia. Para melhor resultado, recomenda se o uso diário.
O que acontece se o enxofre entrar em contato com a pele?
Pele Exposição repetida ou prolongada ao pó de enxofre podem desencadear lesões eritematosas e eczematosas e ulcerações cutâneas. Oftálmica Exposição ao enxofre pode causar desde quadros leves, como irritação, até quadros de catarata.
“Apesar de ser um sabonete bastante seguro, podendo ser usado inclusive em crianças e gestantes, pode provocar sensibilidade e ressecamento em alguns tipos de pele”, alerta a dermatologista Bárbara Poggi.
Para aliviar os sintomas da sarna, pode-se tomar um banho com chá de camomila, fazer uma massagem com azeite de oliva ou colocar uma compressa de arruda sobre a pele, já que possuem propriedades calmantes, hidratantes e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a coceira e a irritação da pele características dessa doença ...
As manifestações clínicas da escabiose são decorrentes da ação direta do ácaro, quando este se movimenta nos túneis, causando enorme desconforto e coceira, principalmente à noite, nos dedos e palma das mãos, punhos, auréolas (mamilos), coxas e genitais, mas podendo ser generalizado.