O pronome esta é usado quando a intenção é indicar algo ou alguém que está próximo, em vez de essa, quando está longe, ou aquela, mais longe ainda. Veja os exemplos: Esta casa foi alugada semana passada.
Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado: esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.
Para evitar que erros como esse aconteçam, é só ficar de olho na acentuação tônica de cada palavra. Ou seja, sempre que a palavra em questão for uma paroxítona, deve ser terminada em –am, como estavam, estariam, estiveram. Já se a palavra for uma oxítona, deve ser escrita com –ão no final, como estão e estarão.
Conclusão: esta ou está? Podemos resumir o que aprendemos como: "Esta" é um pronome demonstrativo usado para indicar proximidade no espaço ou no tempo; "Está" é a forma conjugada do verbo "estar" usada para indicar estado ou ação no momento presente.
Informação que é enfatizada posteriormente pela forma verbal na terceira pessoa do plural ('estão'). No segundo, temos, como no primeiro, o morfema de número no determinante, que não é repetido no nome, e, na forma verbal, é preservada a terceira pessoa plural ('tão'), comumente usada em situações de oralidade.
Quando ficar com dúvida a respeito do uso de “esse” ou “este”, lembre-se: “este” (próximo a mim, presente) e “esse” (distante de mim, passado e futuro). E usamos ISSO, ESSE, ESSA quando a pessoas ou objeto já tiver sido mencionada: Ex.: Não virei trabalhar mais aos sábados: isso é fato.
REGRA: Emprega-se 'es' e 'esa' em substantivos que indicam origem, nacionalidade, estado social e títulos de honra. Estado social e títulos de honra: burguês / marquês… REGRA: substantivos femininos são grafados com 'esa'.
Assim, sempre que a dúvida aparecer, tente substituir “estar” por outro verbo no infinitivo. Se o verbo flexionar, use “está”. Se não se flexionar, empregue “estar”.
Ambas as construções estão corretas, embora o seu significado tenha ligeiras diferenças. A preposição para pode ter um valor espacial, de indicação de direção, ou um valor temporal. É este último o seu valor na frase: (1) «O melhor está para vir.»
Designativo de pessoa ou coisa que está presente, ou mais próxima de quem fala que outra ou outras, ou de pessoa ou coisa de que se falou em último lugar.
De acordo com a professora, a palavra “está” é usada quando o verbo está na terceira pessoa e no presente do indicativo. Para usá-la sem erro, basta lembrar que a palavra “está” pode ser substituída por “permanece”.
A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.
O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere-se ao passado ou futuro próximo.