O correto é TROFÉUS, não TROFÉIS. A dica é a seguinte: toda palavra que termina com o ditongo “eu” tem o plural “eus”. Já palavras que acabam em “l”, como ANEL, ficam com o plural “éis”. Então, temos ANÉIS, e não ANÉUS.
Palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima da palavra. Essas palavras sempre recebem acento gráfico e são as menos comuns na língua portuguesa, havendo também as palavras paroxítonas (sílaba tônica na penúltima sílaba) e as palavras oxítonas (sílaba tônica na última sílaba).
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados. Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas.
“Quais” é formada por um encontro de sons que a gente chama de ditongo. Isso significa que tem uma vogal e uma semivogal juntinhas, que se combinam para formar um único som, sem pausas. Então, da próxima vez que alguém perguntar, pode falar com confiança: “quais” tem uma sílaba só!
As sílabas podem ser canônicas ou não canônicas, tônicas ou átonas e abertas ou fechadas. As palavras também são classificadas de acordo com o número de sílabas (monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas) e com a posição das sílabas tônicas (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).
A palavra "fábula" recebe acento agudo na primeira sílaba, o que ocorre pelo fato de que esta palavra é proparoxítona. De acordo com as regras de acentuação da Língua Portuguesa, todas as proparoxítonas são acentuadas.
Quais são as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
Palavras oxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na última sílaba. No que se refere à posição dessa tonicidade, existem também as paroxítonas e as proparoxítonas. Para identificar uma palavra oxítona, é preciso descobrir qual é a sua sílaba tônica.
As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).