1. [Brasil] Empresa criadora ou distribuidora de artigos comerciais de luxo (ex.: a grife cancelou o desfile de moda). 2. [Brasil] Marca comercial, geralmente associada ao nome do fabricante ou criador (ex.: roupa de grife).
O mundo das grifes está cada vez mais rico. Entre as grandes marcas mundiais, temos Ed. Hardy, Calvin Klein, Diesel, Prada, Louis Vuitton, Abercrombie, Hollister, Iodice, Doce & Gabana, Armani, Lacoste, Osklen e Ralph Lauren.
As mais conhecidas grifes de moda tem algo especial em comum, elas tem uma marca forte e de imagem relevante no mercado. Essa presença pode ser conquistada com um produto de qualidade que proporcione experiência ao consumidor e, claro, com ações de branding na moda.
Os produtos de grife são mais caros do que os produtos de marcas comuns, devido à atenção maior aos detalhes, pesquisas para desenvolver designs exclusivos e elevar a qualidade da fabricação. A principal diferença está relacionada à exclusividade e nível de luxo transmitido por uma grife.
O QUE É UMA GRIFE DE MODA? | DESCOMPLICANDO A MODA
Qual a grife mais valiosa?
Apesar de a lista anual da “Forbes” com as 100 marcas mais valiosas do mundo ter sido mais uma vez dominada pelas empresas de tecnologia – Apple, Microsoft e Google, entre elas -, uma marca de luxo conseguiu entrar para o seleto top 20 desta edição do ranking: a Louis Vuitton.
Para aquela autora, uma marca de luxo é definida pela altíssima qualidade de seus produtos e ser mundialmente reconhecida, com produtos caros de um estilo inimitável.
A palavra “Grife” é originaria do francês graphie, que significa grafia, ou seja, a representação escrita de uma palavra, a grife leva o nome de seu estilista e está relacionada à criação e produção manual de peças exclusivas e de luxo, a alta costura.
O que caracteriza a Alta-Costura é a moda exclusiva, feita à mão, com materiais de altíssima qualidade. Quem define o que é e o que não é couture é a Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), que revê o grupo de marcas anualmente.
O que uma marca precisa ter para ser alta costura?
A marca deve apresentar duas coleções por ano, com pelo menos 35 modelos cada uma, para a temporada de primavera-verão e outono-inverno. 3. As peças devem ser feitas sob medida para clientes individuais, de acordo com suas medidas e especificações.
Uma grife deve ser autêntica, ter seu próprio DNA, sua cultura. É seu valor agregado, a forma de se diferenciar e de ser crível. Para conseguir isso, deve-se buscar três atributos básicos que a definam e que sejam seus diferenciais.
Vinda do francês graphie, que significa grafia, ou seja, a representação escrita de uma palavra, a grife leva o nome de seu estilista e está relacionada à criação e produção manual de peças exclusivas e de luxo, a alta costura.
Um bom exemplo disso é a Yves Sant Laurent, que inicialmente produzia vestidos exclusivos (grife) e depois passou à produção de acessórios e outros produtos em sua boutique (marca), mantendo o nome do estilista.
Roupas de marca são como quadros de pintores famosos. Os estilistas que trabalham nelas estudaram para realizar determinado desenho e confecção e o resultado pode ser considerado uma pequena obra de arte. Por isso, quadros originais de um artista são tão mais caros do que a réplica.
No Ranking Brasil 100 2024, o Itaú lidera o levantamento como a marca mais valiosa do país pelo oitavo ano consecutivo, apesar de queda de 4,4% (US$ 8,4 bilhões, ou R$ 42,6 bilhões).