Como ser indenizado pela Enel?

Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso app Enel São Paulo, site www.enel.com.br, pelo telefone 0800 72 72 120 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 5 anos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Como receber indenização da Enel?

Como e onde reclamar
  1. SMS: envie gratuitamente mensagem de texto do seu celular para o número 27373 com a palavra "luz" e o número da instalação que está sem energia. Por exemplo: luz 012345678.
  2. Pelo aplicativo da Enel, pelo site enel.com.br ou pelo WhatsApp, no número (21) 99601-9608.
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Como fazer para ser ressarcido pela Enel?

Conforme resolução da Aneel, os clientes têm a opção de fazer a solicitação por meio de aplicativo, site, Central de Relacionamento ou loja da distribuidora. O prazo máximo para ingressar com a solicitação é de até 5 anos a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Como pedir indenização por queda de energia?

Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial Cível, com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, Notas Fiscais, fotos etc), RG, CPF e comprovante de residência.
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Quanto a Enel paga por danos morais?

Em 2023/2024, todos os Tribunais Estaduais, e o STJ, tem arbitrado às indenizações por dano moral para o corte indevido da energia elétrica entre R$5.000,00 (0013513-74.2021.8.19.0202) e R$15.000,00 (0068626-07.2016.8.19.0002).
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COMO PEDIR RESSARCIMENTO DE DANOS A EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS?

Quanto tempo sem energia gera indenização?

A regra da Aneel prevê que a compensação seja feita em até 60 dias. Caso a compensação seja maior que a conta do mês, a diferença será abatida da conta subsequente. Se o consumidor estiver inadimplente, o ressarcimento deverá ser abatido da dívida total do cliente com a empresa.
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Quanto tempo demora um processo contra Enel?

Prejuízo analisado, a Enel deve responder em um prazo de 15 dias. Caso a distribuidora esteja de acordo com a queixa, ela deve fazer o ressarcimento do valor do produto ou alimento ao consumidor.
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Quando o consumidor tem direito a indenização?

Para que seja caracterizado o dano moral no Direito do Consumidor, é necessário que exista uma relação de consumo estabelecida e que haja uma conduta ilícita do fornecedor de produtos ou serviços. Essa conduta pode envolver desde práticas abusivas de venda até a comercialização de produtos defeituosos.
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Pode processar a Enel por falta de energia?

Para especialistas, os consumidores devem reunir documentos, vídeos e outras evidências que mostrem os prejuízos causados pela falta de luz para acionar a Enel judicialmente. Segundo advogados, além de cobrar danos materiais, os consumidores podem pedir ressarcimento por danos morais pela falta do serviço.
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O que é preciso para pedir indenização?

Atestados e declarações médicas, quando for o caso; Perícias técnicas, quando necessárias e disponíveis. Nome e endereço de 03 testemunhas, se houver. De regra, cabe ao autor provar seu prejuízo (dano material e dano moral) o nexo de causalidade entre o dano e a ação ou omissão do réu e a culpa deste.
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Como entrar com processo contra Enel?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior. Antese de iniciar um pedido, por favor.
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Como colocar Enel na justiça?

Canais de atendimento da Ouvidoria:​
  1. Teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8h às 18h)
  2. Por carta: pedimos enviar em envelope fechado mencionando “OUVIDORIA” para o endereço: Av das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17 andar, Vila Gertrudes, São Paulo, SP, CEP 04794-00.
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Quando devo processar a Enel?

Quando o cliente tem direito a indenização da Enel? O cliente tem direito a indenização quando comprova que sofreu prejuízos ou danos causados por falhas nos serviços prestados pela Enel, como interrupções indevidas no fornecimento de energia ou cobranças indevidas.
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Teve queda de energia e queimou minha geladeira.?

O procedimento pode ser solicitado por telefone, pela internet (no site da concessionária) ou pessoalmente, nas agências de atendimento. “Caso a distribuidora não cumpra algum termo previsto, o cliente deve realizar uma reclamação na Ouvidoria da Aneel pelo telefone 167 ou pelo site www.aneel.gov.br.
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Como solicitar ressarcimento de danos elétricos?

A solicitação de ressarcimento pode ser efetuada:
  1. Agência Web ou APP;
  2. Pelo Call Center, pelo número 08000 48 0120;
  3. Pelas lojas de atendimento.
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Como pedir ressarcimento de aparelho queimado?

Conforme a resolução, os clientes têm a opção de fazer a solicitação por meio de aplicativo, site, Central de Relacionamento ou loja da distribuidora. A empresa ressalta que o prazo máximo para ingressar com a solicitação é de até 5 anos a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Quanto tempo posso ficar sem energia por lei?

A concessionária deve restabelecer o fornecimento de energia elétrica no menor prazo possível. Em áreas urbanas, o prazo máximo é de quatro horas, enquanto em áreas rurais, esse prazo pode ser de até oito horas. Se esses prazos não forem cumpridos, o consumidor tem direito a compensação financeira.
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Como pedir indenização Enel?

Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso app Enel São Paulo, site www.enel.com.br, pelo telefone 0800 72 72 120 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 5 anos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Como funciona o ressarcimento da Enel?

Quando o equipamento elétrico deixa de funcionar por algum problema que ocorreu na rede elétrica, você tem o direito de pedir para a Enel reparar esse dano. Quem pode solicitar - titular da conta de energia, representante legal ou representante sem procuração autorizado anteriormente pelo titular.
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Em quais casos posso pedir indenização?

Culpa ou Dolo: A responsabilidade civil pode ser atribuída tanto por condutas dolosas (intencionais) quanto por condutas culposas (negligência, imprudência ou imperícia). A prova do dolo ou da culpa é fundamental para que a indenização por danos morais seja devida.
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Em que tipo de situação o consumidor pode ser indenizado?

Todo e qualquer ato grave que gere dano deverá ser indenizado, conforme cita o art. 927 do Código Civil: Art. 927.
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Quanto posso pedir de indenização?

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.
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Como entrar na justiça contra a Enel?

As reclamações contra a Enel no Juizado Especial Cível devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que demostrem seu direito. Através dos juizados especiais é possível resolver problemas com a Enel por meio de acordos processuais.
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Quantos processos a Enel tem?

O Jusbrasil encontrou 42.657 processos que mencionam Enel, e que podem ser de pessoas diferentes com esse nome.
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O que fazer se a Enel não resolve o problema?

Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h. Para agilizar, lembre-se de informar o número do protocolo do atendimento recebido anteriormente e o número da instalação disponível na conta de energia. Se preferir clique aqui para registrar a sua manifestação.
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