Algumas versões contam que na verdade ele traído por Néftis com Osíris, daí seu assassinato. O maior defensor dos oprimidos e injustiçados, tinha fama de violento e perigoso, uma verdadeira ameaça.
Hórus, tomando as dores da mãe, foi tirar satisfações. Tio e sobrinho saíram no braço. Ísis, vendo o filho em desvantagem, atirou um arpão contra Seth.
Set é uma divindade presente na mitologia egípcia conhecida por ser o deus do caos, da guerra e aquele que trazia a desordem. Foi o assassino do próprio irmão, Osíris.
A história trata do assassinato do deus Osíris, um primitivo rei do Egito, e das suas consequências. O assassino de Osíris, o seu irmão Set, usurpou o seu trono. Entretanto, a esposa de Osíris, Ísis reconstituiu o corpo do seu marido permitindo, deste modo, a concepção póstuma de um filho com ela.
Seth é frequentemente representado como um porco ou como um hipopótamo, surgindo em outras ocasiões sob a forma de um animal de interpretação incerta. Do mesmo modo, aparece por vezes na forma antropomórfica com a cabeça de um animal mítico. O culto de Seth teve origem na 5.
Ele foi assassinado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, do deserto e da guerra. Ísis e Osíris eram irmãos gêmeos que se apaixonaram ainda no ventre da mãe, a deusa Geb. Juntos governavam o Egito e traziam prosperidade para o povo, pois eram os deuses da fertilidade, magia, da vegetação e da vida após a morte.
Originalmente, o culto de Amon estava limitado à cidade de Tebas, mas tornou-se tão famoso em todo o reino que sua figura se sobrepôs à de Rá, o Sol, tornando-se assim Amon-Rá.
Osíris geralmente era representado com a cor verde, não existe certeza do porquê, mas a maior parte dos egiptólogos acredita que o verde está associado à morte, à cor de cadáveres. Por ser o faraó do submundo, Osíris também era representado sentado em um trono, e, na maioria das vezes, com uma barba faraônica.
Na mitologia desenvolvida na cidade de Heliópolis, Néftis era esposa do deus Seth, que era estéril, e para poder conceber um filho se disfarçou de Isis, que era casada com Osíris, e passou uma noite com o marido de sua irmã.
Ísis partiu em busca dos pedaços do corpo de seu marido, encontrando todas as partes, menos uma. Ela realizou um ritual que ressuscitou o seu marido e, em seguida, engravidou de Osíris, dando à luz Hórus.
Ele ficou marcado por sentir profunda inveja e ódio de seu irmão, Osíris. Isso o motivou a cometer o assassinato de Osíris, usurpando seu trono. Ele ainda perseguiu Ísis, esposa de Osíris, e Hórus, filho de Ísis e Osíris.
Foi um dos deuses mais tradicionais e importantes da religiosidade no Egito Antigo. Surgiu como um deus da fertilidade, mas foi convertido no deus dos mortos. Era o senhor da vida após a morte e quem julgava os mortos por suas ações. Acredita-se que ele surgiu no Egito durante o período Pré-Dinástico.
Segundo a tradição, Osíris, filho de Geb, deus da terra, e Nut, deusa do céu, foi assassinado por Seth, seu irmão, que o esquartejou e espalhou os pedaços do seu corpo pelo Egito.
Anúbis foi um deus egípcio representante dos mortos e da mumificação, mas que, gradualmente, perdeu esses atributos para outro deus egípcio, Osíris. De toda forma, ele permaneceu como protetor dos túmulos e cemitérios e guia dos mortos na vida após a morte, participando também do julgamento no Tribunal de Osíris.
Como visto no mito de Ísis e Osíris, Seth, irmão de Osíris, o assassinou para ficar com o seu trono. Hórus, não conformado com tamanha injustiça, resolveu travar uma batalha contra Seth para ter de volta o trono que era de seu pai, Osíris.
Sete (hebraico: שֵׁת, hebraico moderno, Šet, Tiberiano Šēṯ; em árabe: شيث Shith or Shiyth; "concedido; colocado; nomeado"), também grafado Sete ou Set em português, é, segundo a Bíblia, o filho de Adão e Eva e irmão de Caim e Abel, sendo o único, entre os demais filhos, a ser citado pelo nome.
O poder de Osíris e o fato de ele ser muito amado causavam inveja em Set, irmão de Osíris. Em dado momento, Néftis, esposa de Set, disfarçou-se de Ísis, enganou Osíris e deitou-se com ele, dando origem a Anúbis. Isso deixou Set furioso, e ele passou a conspirar a morte do irmão.
Osíris era frequentemente representado como um homem barbado vestido com roupas reais e usando a coroa branca do Baixo Egito ou a coroa atef, símbolo da realeza. Muitas vezes, ele era retratado com a pele verde ou preta, simbolizando sua ligação com a vegetação e a fertilidade.
Hórus era uma divindade presente na religiosidade egípcia e era visto como o deus dos céus. Era também considerado o mantenedor da ordem, o deus protetor da humanidade, o protetor da realeza e o patrono dos homens jovens. Além disso, os faraós egípcios consideravam a si mesmos como as encarnações desse deus.