O consumidor, após pagamento do débito, poderá solicitar o pedido de "religação de urgência", mediante o pagamento de uma taxa. A empresa terá que cumprir o prazo de duas horas para religação de urgência urbana, e de quatro horas para religação de urgência rural.
Este tipo de atendimento é necessário quando o fornecimento está suspenso por conta de débitos vencidos, mas o cliente deseja religar, após a negociação ou quitação. Para fazer a solicitação, é preciso salvar na agenda do celular o número (91) 3217-8200.
O prazo para o restabelecimento da energia elétrica é influenciado pelo momento do contato com a empresa. Se a solicitação ocorrer entre 8h e 18h em dias úteis, o processo de retomada inicia no mesmo dia.
RELIGAÇÃO ENEL: Veja como solicitar religação enel
Faz religação de energia à noite?
A partir de agora, para a sua comodidade, quando o pagamento de todas as faturas pendentes é identificado, a abertura do serviço de religação é feita do forma automática e executada em até 24h. Ou seja, não é mais necessário que o cliente entre em contato com a empresa para solicitar a religação.
Localize o serviço disponível na tela inicial RELIGAÇÃO.
Será realizada uma verificação das condições do seu imóvel para prosseguir com sua solicitação, caso uma dessas validações seja ativada você será notificado para prosseguir com a ação informada.
Uma vez considerado ilegal o motivo da suspensão da energia, não há como ter por devida a cobrança para retomá-la. Assim, além de proibir novas exigências da taxa de religação, o magistrado determinou multa de R$ 200 a ser paga ao consumidor que tiver sua energia cortada por falta de pagamento.
Basta solicitar em nosso 0800 72 72 120 a reativação com ou sem troca de titularidade, ou seja, a conta pode continuar com o mesmo titular ou ser transferida para outra pessoa.
Precisa ter alguém em casa para religar a energia?
Para solicitar a religação é necessário ter quitado os débitos em aberto. No momento da religação, tenha os comprovantes de pagamento em mãos. É importante ter alguém no imóvel para dar acesso à equipe e por segurança o disjuntor geral do quadro de medição deverá ficar desligado.
116: no atendimento telefônico automático, escolha a opção 5 para solicitar a religação. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
Resolvido o motivo da suspensão, conforme previsto na Resolução 1.000/2021 da ANEEL, a distribuidora deve restabelecer a energia em até 24 horas, nas áreas urbanas, e, 48 horas, nas áreas rurais. A distribuidora poderá cobrar uma taxa de religação, desde que realize o serviço dentro dos prazos.
Como fazer pedido de ligação de energia pelo WhatsApp?
Para trazer mais comodidade e agilidade no atendimento aos clientes, ao atendimento via WhatsApp agora é pelo número do call center 0800 701 3001, ou seja, o mesmo número que o cliente sempre utilizou para solicitar qualquer tipo de serviço por ligação.
Tem que pagar todas as contas para religar a energia?
Religação de água e luz não terá cobrança de taxa em caso de atraso no pagamento. Empresas prestadoras de serviços públicos de distribuição de energia elétrica e de serviços de abastecimento de água e saneamento básico não poderão cobrar taxa de religação no caso de corte por falta de pagamento da fatura.
Portanto, não há um número mínimo de faturas não pagas para que a empresa distribuidora possa cortar a energia. Contudo, a suspensão não pode ser superior a 90 dias, contados da data da primeira fatura vencida e não paga, exceto se o corte se deu por determinação judicial.
O que acontece se eu tirar o lacre da luz cortada?
Muitos consumidores que buscam contas de luz mais baratas acessam o medidor para alterar suas configurações, realizando a prática conhecida como “gato”. De acordo com a legislação, a prática de romper o lacre do medidor é crime, resultando em danos para o consumidor.
Em caso de dúvidas ou para reclamar de sua distribuidora de energia, entre em contato com a agência reguladora do seu estado ou com a ANEEL (pelo app ANEEL Consumidor ou pelo telefone 167).
O que acontece se eu religar a energia cortada depois de pagar?
Em todos os casos o morador poderá religar por conta própria a energia elétrica, desde que após fazer isso pague a conta ou contas em atraso e a(s) apresente o quanto antes a uma agência da empresa informando o seu ato, sob pena de receber uma multa em torno de 100,00 na próxima conta por violação de lacre e ...
Os valores são estabelecidos pela ANEEL através da Resolução Homologatória Nº 2.667/20, de 10/03/2021, com vigência a partir de 15/03/2021. Monofásico - R$9,52; Bifásico - R$13,12; Trifásico - R$39,39.
Quanto tempo demora para religar a luz depois de cortada?
O prazo para a restauração do fornecimento de energia é influenciado pelo momento em que o contato é feito com a empresa, iniciando no mesmo dia se realizado entre 8h e 18h nos dias úteis. Não é possível realizar interrupções nas sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados.
Quem não pode ter a luz cortada? Segundo a Aneel, 12 milhões de famílias estão sendo beneficiadas. A medida vale para quem está inscrito no Cadastro Único, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa.