A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista. A primeira fase da 'raspagem' remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.
Aqui está a grande verdade: não é possível remover o tártaro dos dentes em casa. Isso mesmo! Por mais que você escove seus dentes com zelo, o tártaro não vai embora sozinho. A única maneira eficaz de se livrar dele é por meio de uma limpeza dental profissional, feita por um dentista.
O vinagre de maçã é um clareador natural, que ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho.
Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.
“Por mais que pareça fácil e que a pessoa consiga fazer, o dentista usa curetas e ultrassom para facilitar a remoção e não causar danos aos dentes. Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro. E, se conseguir, pode causar danos ao esmalte”, explica a profissional.
Receita caseira (INFALÍVEL) de como Remover o TÁRTARO dos dentes em Casa!!!
É possível o tártaro sair sozinho?
Causas do tártaro
A principal causa, como dissemos anteriormente, é a falta de uma boa higienização oral, e por se tratar de uma placa endurecida, o paciente sozinho não é capaz de remover e resolver o problema.
“A escovação e o uso do fio dental são eficazes na remoção da placa bacteriana. Se isso não for feito regularmente, a placa se mineraliza e se transforma em tártaro, que não pode ser removido com escovas ou soluções caseiras”, alerta Dr. Pannuti.
O tártaro é uma crosta dura e quebradiça que se forma quando ocorre um acúmulo da placa bacteriana. A melhor maneira de eliminá-lo é através da escovação correta por, pelo menos, duas vezes ao dia.
O creme dental Malvatricin tem ação antisséptica e fórmula desenvolvida exclusivamente para controle do tártaro. Também combate as cáries e protege as gengivas, promovendo a saúde bucal.
Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.
A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.
O peróxido de hidrogênio é muito usado como clareador dental, tanto pelos dentistas em seus consultórios, quanto por pessoas em suas casas, por meio do uso de cremes dentais que têm esse composto nas quantidades adequadas em sua fórmula.
A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.
Como remover o tártaro? O tártaro depois de instalado só poderá ser removido por um dentista através da raspagem periodontal. A raspagem é feita por meio de ultrassom e instrumentos odontológicos, dependendo da quantidade do tártaro pode ser feita em uma ou mais sessões.
Em quantidade adequada e combinado com outras substâncias importantes para a saúde bucal, o bicarbonato pode, sim, fazer parte da sua escovação diário.
O melhor remédio para tirar tártaro dos dentes é a limpeza profissional realizada por um dentista. Remédios caseiros não são recomendados, pois podem não ser eficazes e podem causar danos aos dentes e gengivas.
Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.
A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
Ao detectar a presença de tártaro no dente, procure um dentista, pois não é possível raspar tártaro em casa. Além do esforço ser em vão, você ainda pode machucar a gengiva e danificar os dentes durante a tentativa.
A raspagem dental é o único tratamento completamente eficiente contra a formação dessa doença, e só pode ser realizado por um dentista qualificado. Como remover o tártaro nos dentes? Só pode ser removido com uma raspagem eficiente e minuciosa dos dentes, feita com a ajuda de uma cureta ou de um aparelho de ultrassom.
Mas dependendo da localização e nível de experiência do dentista, os valores podem variar de R$ 200,00 a R$ 1.000,00. Isso porque, a técnica adotada, o equipamento e o nível de experiência do profissional podem elevar o preço. Esses fatores estão diretamente relacionados com a qualidade do procedimento.
O ideal é que a resina seja removida com broca. Geralmente removemos a parte grosseira com uma broca comum e quando vai chegando perto da estrutura do dente utilizamos uma broca especifica para remoção de resina.
O que acontece se não remover o tártaro? O tártaro não removido pode levar a problemas como gengivite que, se não tratada, pode progredir para periodontite, causando perda dentária. Além disso, pode contribuir para cáries, mau hálito persistente e manchas nos dentes.