Causas de doenças autoimunes As reações autoimunes podem ser desencadeadas de várias formas: Uma substância normal do organismo pode sofrer uma alteração provocada por um vírus, um fármaco, a luz solar ou a radiação, por exemplo. A substância alterada pode então parecer estranha ao sistema imunológico.
Genética – ter familiares com uma doença autoimune pode aumentar a probabilidade de desenvolver o problema. Fatores ambientais – existem fatores externos que causar alterações em células normais do corpo e desencadear uma resposta imunológica. Por exemplo, a luz do sol, radiação, alguns medicamentos ou vírus.
As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Ele passa a confundir algumas estruturas com agentes invasores e, dessa forma, produz anticorpos contra órgãos e tecidos saudáveis. A partir disso, podem surgir sintomas e problemas de saúde que precisam de tratamento.
Reduzir ou eliminar alimentos que podem desencadear inflamação, como glúten, laticínios, soja e milho. Consumir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, vegetais folhosos verdes e chá verde. Beber bastante água para manter o corpo hidratado e ajudar na eliminação de toxinas.
Não se sabe porque algo desencadeia uma reação ou doença autoimune em uma pessoa e não em outra. Entretanto, às vezes há causas hereditárias. Algumas pessoas têm genes que as tornam um pouco mais suscetíveis a desenvolver uma doença autoimune.
A doença autoimune caracteriza-se por um prejuízo causado pelo próprio sistema imunológico da pessoa. Não se sabe a causa exata que desencadeia as doenças autoimunes, mas acredita-se que fatores ambientais possam ser um gatilho para o seu desenvolvimento em pessoas com predisposição genética.
Além disso, os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente, sem causa aparente. Importante: Dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, o Lúpus é uma das mais graves e importantes.
O exame FAN mostra se há autoanticorpos no sangue de uma pessoa, revelando se estão presentes em grande quantidade. Ele geralmente é solicitado para investigar doenças autoimunes (condições nas quais o próprio sistema de defesa do indivíduo ataca o corpo).
Elencamos abaixo as doenças autoimunes mais perigosas. Confira!
Esclerose Múltipla. Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. ...
As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.
Como semelhança, há o fato de que elas não têm cura – mas têm tratamento. De forma geral, ele é feito com algum grau de imunossupressão: o sistema imune é “enfraquecido” por medicamentos para diminuir os impactos no organismo.
Geralmente, as inflamações decorrentes de doenças autoimunes são indicativos de outros sintomas secundários, como dor, deformações articulares, fraqueza e dificuldade respiratória.
Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.
O lúpus é uma doença autoimune que causa inchaço (inflamação) e uma ampla variedade de sintomas. O lúpus afeta a todos de maneira diferente. Algumas pessoas têm apenas alguns sintomas leves e outras têm muitos sintomas mais graves.
Não há uma prevenção específica para o nosso organismo não nos atacar. Mas é importante que nosso corpo esteja sempre saudável, para poder se recuperar de possíveis danos. Algumas dicas são: Manter bons hábitos alimentares.
Uma dieta livre de alimentos inflamatórios associada ao controle de hormônios como cortisol e vitamina D removem os sintomas das doenças autoimunes em poucas semanas, o que pode levar a interrupção da medicação. Então, se é possível curar uma doença autoimune, vai depender da situação daquele paciente em específico.
De acordo com a reumatologista Débora Reis, do CID Grupo, as doenças autoimunes não têm cura – nenhuma delas. Mas isso não significa perda de qualidade de vida.
Quem tem doença autoimune tem mais chance de ter câncer?
Sendo as doenças autoimunes desordens crônicas e prevalentes na população, é de se esperar que portadores de tais patologias estejam mais propensos a desenvolver neoplasias.
Quem tem doença autoimune tem direito a algum benefício?
Se você sofre de doença autoimune, saiba que existe um benefício para ajudar a aliviar sua situação: o BPC-Loas. Este benefício é destinado a pessoas com incapacidade para o trabalho, seja de longo prazo ou permanente, e oferece ajuda financeira para aqueles que se encontram em situação de baixa renda.
- Tenha uma dieta saudável visando a melhora dos prognósticos e a regressão dos sintomas associados às doenças autoimunes. - Tome água. A água ajuda a aliviar a sensação de boca seca além de ajudar na retenção de líquidos que são efeitos secundários de alguns medicamentos indicados para doenças autoimunes.
A pesquisa também confirmou que algumas enfermidades tendem a se agrupar, ou seja, uma pessoa com uma primeira doença autoimune tem maior probabilidade de desenvolver uma segunda condição, do que alguém saudável.