Para explicar em termos simples, os figos não são, estritamente falando, frutos – são flores invertidas. As figueiras não florescem do mesmo modo como as macieiras ou os pessegueiros. Suas flores se abrem dentro de uma vagem em formato de pera, que, mais tarde, amadurece e se converte no fruto que comemos.
Vespa-do-figo entra por um buraco que há na flor. Em espécies menores, a vespa perde as asas e as antenas para conseguir entrar. Ao entrar, a vespa deposita os ovos nas flores femininas do figo. Durante o processo, a vespa fecunda as flores repassando o pólen coletado em outro figo.
RESUMO – A produção de figos para consumo in natura, no sul do Brasil, é limitada pelas chuvas, que causam elevadas perdas por podridão. O uso da poda drástica, por sua vez, retarda o início da colheita e as baixas temperaturas impedem o crescimento e a maturação dos frutos a partir do início do outono.
Figo não é fruta? Por que muitos veganos o consideram alimento 'proibido'
Como o figo se desenvolve?
Pode parecer estranho, mas ao contrário das árvores frutíferas, como macieiras, mangueiras e bananeiras, as flores das figueiras florescem de forma invertida. Ou seja, as flores se abrem dentro de um receptáculo em formato de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito.
Suas flores se abrem dentro de uma vagem em formato de pera, que, mais tarde, amadurece e se converte no fruto que comemos. Então cada flor produz um fruto único, com uma só semente de casca dura, chamado aquênio, e o figo é composto de muitos aquênios, que são o que lhe confere seu caráter crocante.
Os sicónios das plantas masculinas são designados por caprifigos. As plantas femininas produzem figos que possuem flores femininas de estilete longo, onde as sementes se formam, e também flores masculinas estéreis.
PRODUÇÃO - ocorre de maio a novembro, um ano após ter iniciado o plantio da figueira. Para figos frescos, a colheita ocorre diariamente quando os frutos apresentam coloração arroxeada. No caso de figos verdes, devem ser colhidos quando o ostíolo - orifício no fundo - apresentar coloração rosada.
Ciclo Biológico: A figueira pode viver muitos anos, começa a produzir aos 5-6 anos, mas o máximo de produção é atingido aos 12-15 anos e aos 40 perde a sua vitalidade.
Depois de passar a noite na vila de Betânia, Jesus voltou ao templo. No caminho, Ele amaldiçoou uma figueira. Os líderes dos judeus vieram procurá-Lo no templo e questionaram Sua autoridade. Jesus os reprovou e ensinou várias parábolas que ilustram as consequências de rejeitar ou de aceitar Cristo e Seu evangelho.
Além disso, é um alimento bem polêmico entre os veganos. Alguns evitam consumir o cultivo, já que ele possui um sistema para digerir a vespa-do-figo. Mesmo assim, o figo não é considerado uma planta carnívora, pois essa digestão é um sistema de defesa (entenda mais abaixo).
O figo é um fruto da árvore chamada figueira (Ficus carica), pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo. A figueira, inclusive, é mais semelhante a um arbusto do que a uma árvore, podendo medir entre 3 m e 10 m de altura.
Qual é a relação que existe entre a figueira e a vespa-do-figo?
A relação de mutualismo que existe entre a figueira e a vespa-do-figo é uma das mais fascinantes da natureza. Os dois têm a sua existência de tal modo entrelaçada que um não pode existir sem o outro. Onde não há vespas-do-figo as figueiras não se reproduzem e vice-versa.
Suas flores é que irão originar o fruto e é uma árvore caducifólia ou decídua, ou seja, em determinado período do ano essa árvore perde totalmente suas folhas. No período de sua folhagem apresenta cor verde-claro. Na primavera essa planta produz fruto que irão amadurecer no verão.
Também devem ser realizadas podas de formação para estimular a frutificação. Após o pico de produção de figos, devem ser podados os ramos onde nasceram os frutos. Nesse caso, devem ser deixados ramos de 10 centímetros com duas gemas. A colheita do figo acontece de maio a novembro, após um ano do plantio.
As sementes que chegam ao solo, liberam alcalóides, que tem efeito alelopático, impedindo o desenvolvimento de raízes de outra plantas. Espécie tóxica para os animais e para os homens. Todas as partes da planta contém alcalóides. É mais freqüente na região Sul do país.
Originária da região do Mediterrâneo, o figo é consumido desde a Antiguidade. Ele já era citado na Bíblia, onde representa prosperidade e segurança, pois ser uma árvore de frutos muito nutritivas e econômica nos tempos antigos.
As figueiras são originárias da região que compreende a Turquia e a Grécia, mas atualmente estão localizadas em diversas partes do mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais. As figueiras podem viver por muito tempo, chegando a viver até 200 anos ou mais em algumas condições garantidas.
Dentro da flor, ela põe seus ovos – e morre. Nesse processo, polinizou o figo. Quando a vespas filhotes nascem, o ciclo se repete: machos e fêmeas copulam lá dentro do figo mesmo, as fêmeas saem do figo carregadas de pólen e entram em um novo figo para colocar os seus ovos.
Algumas cultivares necessitam de caprificação, caso esta não ocorra, no início de junho os figos pecam (caem), não chegando à maturação. menor teor em água e maior teor de sólidos solúveis totais quando comparados com os lampos.
A polpa interna dos frutos é gelatinosa e comestível, muito apreciada pelos povos da Ásia. Pode ser consumida crua ou cozida, em diversos pratos doces e salgados.