A origem da biodiversidade é explicada, atualmente, pela teoria dos refúgios proposta por Aziz Nacib Ab'Saber, na qual grupos de animais ficaram isolados em ilhas de vegetação e foram sofrendo um processo de especiação.
Ou seja, a origem da biodiversidade se deu a partir de um ancestral comum a todas as formas de vida. E isso aconteceu por meio do processo de evolução biológica. Essa primeira forma de vida unicelular se reproduzia assexuadamente, por divisão celular, e gerava outras células iguais a ela.
Biodiversidade é a forma contraída de diversidade biológica e apareceu pela primeira vez em uma publicação em 1988, justamente no livro organizado pelo prestigiado biólogo Edward O. Wilson que trazia os resultados do National Forum on BioDiversity.
O surgimento de novas espécies – processo chamado de especiação – é o mais óbvio mecanismo gerador de diversidade. E como isso acontece? Na grande maioria das vezes, a especiação se dá pelo isolamento reprodutivo de populações de uma mesma espécie.
A biodiversidade se desenvolve a partir da inter-relação entre os seres vivos, seja animal ou vegetal, mais os elementos naturais indispensáveis ao desenvolvimento da vida, como sol, água, ar, somente como isso pode haver a proliferação de todo e qualquer tipo de vida.
Diversidade Biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta. Refere-se à variedade dos reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, assim como a populações e comunidades específicas, incluindo toda a fauna e flora terrestres.
A biodiversidade é fundamental para o funcionamento dos ecossistemas e para o bem-estar de todo o planeta. Cada forma de vida tem uma função exclusiva e contribui para a estabilidade e a resiliência dos ecossistemas.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todos os animais, plantas e microrganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre essas diferentes espécies que torna nosso planeta tão especial.
Segundo a teoria da evolução, todas as espécies são descendentes de espécies antigas, ancestrais. Em outras palavras, a vida vem da vida. Essa teoria científica amplamente aceita explica como a vida tem mudado durante os últimos 3,7 bilhões de anos (Figura 4.3) e por que é tão diversificada hoje.
Não é novidade que a vida humana depende diretamente da biodiversidade. É ela que fornece alimentos, água, medicamentos, além de ser a fonte de muitas outras facilidades para a vida nas sociedades contemporâneas. A biodiversidade tem um importante valor social, cultural e também econômico para os homens.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta.
Como se mede a biodiversidade? A biodiversidade mede-se através do número das espécies que existem por unidade de superfície. Quanto mais alto o número de espécies por área, tanto maior a biodiversidade que se pode calcular com certos métodos, por exemplo através de um índice de diversidade.
As florestas atlânticas são compostas por ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes, com exemplares que chegam a atingir 50 metros de altura, e grande diversidade de briófitas, cipós e epífitas, como bromélias e orquídeas.
O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
A biodiversidade é a totalidade de espécies em si e a interação entre elas, incluindo a variabilidade genética dentro de cada espécie e a diversidade de ecossistemas. "A biodiversidade é a variabilidade de organismos vivos, entre espécies e entre indivíduos da mesma espécie.
Ela se refere, portanto, a todas as espécies de plantas, animais, micro-organismos e outros seres vivos de uma determinada região. Além disso, inclui também o papel dos organismos nos ecossistemas. Biodiversidade diz respeito à a variedade de organismos observada em uma região.
A biodiversidade apresenta importância ambiental, econômica, social e até mesmo cultural. No que diz respeito às funções ambientais, não podemos nos esquecer de que ela é essencial para o funcionamento e equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta.
O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.
Todas as áreas do planeta apresentam biodiversidade, entretanto, em algumas regiões, ela é maior, porém isso não significa que sua importância seja diminuída quando em menor quantidade. Cada espécie tem seu papel na natureza e é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.
A biodiversidade é essencial para o desenvolvimento e o bem-estar humanos. A biodiversidade sustenta a prosperidade econômica. Mais da metade do PIB global – o equivalente a aproximadamente US$ 44 trilhões – é moderadamente ou altamente dependente da natureza.
Ela forma a teia da qual dependemos profundamente. É a combinação das formas de vida, e a interação entre elas e o ambiente que tornaram a Terra o único lugar habitável para os humanos. Essa biodiversidade provém um grande número de benefícios e serviços que permitem a manutenção de nossas vidas.
De acordo com estudos e relatórios Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB, as cinco principais causas da redução da biodiversidade são: mudanças no meio ambiente, poluição, Page 4 RETEC, Ourinhos, v. 13, n. 1, p. 28-35, jan./jun., 2020 32 mudanças climáticas, exploração exagerada dos recursos naturais e invasão de ...