A SS surgiu da obsessão de Adolf Hitler e de Heinrich Himmler em prevenir-se da traição que, segundo eles, levou a Alemanha a ser derrotada na Primeira Guerra Mundial. Criada como um corpo de elite, composto por soldados com boa formação política, pretendiam evitar a todo o custo os ataques ao Partido Nazista.
As SS, inicialmente criadas para garantir a proteção pessoal de Hitler, e as SA (Tropas de Choque do Partido Nazista), formadas por arruaceiros sem treinamento militar formal, passaram então a ter autoridade policial formal. Isto aumentou ainda mais o poder do Partido Nazista na sociedade alemã.
O grupo nasceu em 1920 como uma pequena unidade que protegia o Partido Nazista de Munique. Seu contingente não passava, àquela altura, de 280 homens. Mas tudo mudou em 1929, quando Adolf Hitler entregou o comando da SS a Heinrich Himmler. Dali em diante, a organização não parou mais de crescer.
Membros da Waffen-SS estavam envolvidos em inúmeras atrocidades. Nos Julgamentos de Nuremberg no pós-guerra, a Waffen-SS foi considerado uma organização criminosa devido à sua conexão com o Partido Nazista e ao envolvimento direto em inúmeros crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
Hizinger era, na verdade, Heinrich Himmler, líder que chefiava a SS (Schutzstaffel) e foi peça-chave no Holocausto, campanha nazista para exterminar os judeus na Europa. Mais de 6 milhões de pessoas foram mortas. Himmler estava no círculo mais próximo de Adolf Hitler e tinha o título de "Reichsfuehrer SS".
SS, o Esquadrão de Elite de Adolf Hitler que aterrorizava os próprios nazistas!
Qual a diferença entre a Gestapo e a SS?
Em setembro de 1939, a Polícia da Segurança foi unida oficialmente com o Serviço de Inteligência das SS (SD). Em conjunto, elas formaram um novo órgão denominado Gabinete Central de Segurança do Reich (RSHA). A Gestapo se tornou o Gabinete IV do RSHA, porém continuou a ser conhecida como Gestapo.
O símbolo § provém da junção de dois ss, que resumem a expressão latina signum sectiōnis, que, literalmente, significa «sinal de secção» ou «sinal de corte».
O número 88 é um símbolo numérico utilizado pelos neonazistas e que serve como uma saudação a Adolf Hitler, líder do nazismo. Isso porque a letra H é a oitava letra do alfabeto, sendo assim, 88 corresponde a HH, sigla para “Heil Hitler”, que significa “Salve Hitler”.
A Gestapo foi liderada a princípio por Hermann Göring, um dos grandes nomes do Partido Nazista na década de 1930. Essa polícia secreta agiu diretamente na perseguição de grupos como os comunistas, social-democratas e, posteriormente, os judeus.
Qual o nome do exército alemão na Segunda Guerra Mundial?
Wehrmacht era o nome das Forças Armadas durante o período nazista. Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, o exército alemão foi suspenso por uma década. Em 1955, com a reativação das Forças Armadas nacionais, o termo Wehrmacht foi abandonado e o Exército alemão passou a ser chamado de Bundeswehr.
O uso do S ou do SS é um assunto que causa bastante dúvida na escrita da língua portuguesa. Escrevemos com apenas um S quando estiver no começo ou no final da palavra, quando tiver som de /S/ após uma consoante e quando tiver com de /Z/ entre duas vogais. Escrevemos com SS quando tiver som de /S/ entre duas vogais.
Mas foi seu inquilino na década de 1930 que o tornou ainda mais notório. Era nada menos que Heinrich Himmler, o Reichsführer da SS (Schutzstaffel ou exército nazista), ou seja, o mais alto líder da organização paramilitar, policial, política, prisional e de segurança a serviço de Adolf Hitler na Alemanha nazista.
Qual foi a primeira Escola de Serviço Social no Mundo?
A primeira escola de Serviço Social do mundo surge em Amstardã, em 1899. Para resolver a questão do disciplinamento do tempo do operário, as Ligas das Senhoras Ca- tólicas em São Paulo, e a Associação das Senhoras Brasileiras no Rio de Janeiro, vão ficar responsáveis pela educação dos trabalhadores.
Schutzstaffel (conhecido pela sigla SS) é um termo alemão que significa “esquadrilha de proteção”, em português. Foi um grupo fundado em 1925, com o objetivo de proteger Adolf Hitler e os dirigentes do Partido Nazista.
SOCIEDADE SIMPLES. Anteriormente à vigência do Código Civil/2002, as Sociedades Simples (sigla S/S) eram denominadas "Sociedades Civis" (sigla S/C). As S/S abrangem aquelas sociedades que não exercem atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 982 do Código Civil).
O símbolo chegou ao nazismo graças a Heinrich Himmler, o principal chefe das SS, a organização paramilitar e de segurança a serviço de Hitler. Himmler, fascinado pelo ocultismo, buscava ligações místicas que justificassem a filosofia racista de seu governo.
Em 1923 foi criada a SA, abreviação para Secção de assalto (em alemão – Sturmabteilung). Era um grupo militar comandado por Ernst Röhm que tinha como objetivo defender o Partido nazi mas foi considerado um perigo porque ameaçava o poder de Hitler devido à sua crescente autonomia, assim, foi substituído pelas SS.
O que aconteceu com os soldados alemães que se renderam?
Ao terminar a 2ª Guerra Mundial, muitos soldados alemães haviam passado pela Suíça. Na época não havia uma política homogênia: as autoridades deportaram alguns e outros militares foram mantidos em campos de concentração. Entre 1945 e 1947, 1.065.000 prisioneiros de guerra alemães foram mantidos em cárcere na França.
Além de Fritz, Hans e Jerry, outros apelidos utilizados, principalmente por americanos e canadenses, para denominar pejorativamente os alemães na Segunda Guerra era "Heinie", que é a forma curta do nome Heinrich.
A força foi criada por Hermann Göring em 1933, combinando as várias agências de polícia de segurança da Prússia em uma organização. Em 20 de abril de 1934, a supervisão da Gestapo passou para o chefe da Schutzstaffel (SS), Heinrich Himmler, que também foi nomeado Chefe da Polícia Alemã por Adolf Hitler em 1936.
O termo 'reich' significa literalmente 'império' ou 'reino' em português, e a ideia do ditador da Alemanha Nazista ao utilizar o termo era de legitimá-la como sucessora digna dos grandes impérios germânicos.